segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os 10 melhores espumantes brasileiros, segundo a Playboy










Moscatel da Garibaldi é o mais premiado do Brasil
D/JN
.............






Alguns dos melhores espumantes brasileiros – já bebi todos – foram selecionados pela revista Playboy num ranking que ela designonou os 10 Melhores Espumantes do Brasil. Entre parênteses, os preços médios, em Reais. São eles:
1- Casa Valduga 130 Brut (58)
2- Miolo Millesime Brut (65)
3- Terranova Moscatel (22)
4- Don Laurindo Brut (42)
5- Ponto Nero Brut (30)
6- Vallontano Brut (44)
7- Dom Cândido Brut (34)
8- Casa Perini (33)
9- Garibaldi Moscatel (17)
10- Marcus James Brut (23)
O ranking dos 10 melhores espumantes do Brasil da revista Playboy está publicado na edição de dezembro que acaba de chegar às bancas de todo o País. Algumas vinícolas, cujas assessorias de imprensa são rápidas, já começaram a destacar seus produtos. Entre elas, a Cooperativa Garibaldi, que chamou a atenção para que seu Garibaldi Moscatel é o mais barato de todos – apenas R$ 17,00. “O resultado nos traz uma grande alegria, especialmente porque ficamos ao lado dos melhores e mais caros espumantes brasileiros”, afirmou o presidente da cooperativa, Oscar Ló. “Isso comprova a qualidade do nosso espumante moscatel e a facilidade de acesso dos consumidores a este produto pela sua ótima relação custo/benefício”, completa. Oscar Ló lembrou que o Garibaldi Moscatel é o espumante mais premiado do Brasil, com 12 medalhas apenas este ano. O produto acaba de ser eleito o melhor na categoria prata do International Wine and Spirit Competition, realizado em Londres.
A degustação da Playboy foi realizada às cegas, no dia 11 de novembro, com 21 rótulos considerados os melhores do Brasil. “Escolhermos os espumantes tops, os principais representantes de cada vinícola”, explica Jardel Sebba, editor de Playboy. Sebba ressaltou que todas as garrafas foram compradas pela revista em lojas especializadas nas 24 horas que antecederam a degustação. “O fato dos rótulos estarem disponíveis para pronta-entrega em São Paulo também serviu como fator preponderante para chegarmos à lista final dos avaliados”, observa.
A revista reuniu nove especialistas: Alexandra Corvo (proprietária da escola Ciclo das Vinhas), Gabriela Monteleone (sommelière do D.O.M. e do Dalva e Dito), Júlia Rezende (sommelière do Dressing), Gianni Tartari (sommelier do Emiliano), Mauro Marcelo Alves (colunista de vinhos da revista Gula), Ricardo Castanho (editor do Guia Quatro Rodas) e Rick Anson (professor de enologia do Senac, São Camilo e UNG), além do jornalista Arnaldo Lorençato (Veja SP). A consultoria técnica foi da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), por meio do seu diretor-executivo, Gustavo Andrade de Paulo. O método utilizado foi do italiano Giancarlo Bossi. O especialista criou uma ficha dividida entre exames visual (até 16 pontos), olfativo (até 24 pontos) e gustativo (até 60 pontos).
A Vinícola Perini também logo mandou nota sobre a premiação do seu Casa Perini Brut. Elaborado com uvas viníferas das variedades Chardonnay e Riesling Itálico, com a segunda fermentação realizada pelo processo Charmat, o Casa Perini Brut superou marcas consagradas de espumantes, como Chandon Excellence Cuvée Prestige, Peterlongo Elegance Brut e Salton 100 anos, que foram degustados mas não entraram no ranking dos 10 mais. “É uma boa opção para as festas de final de não, até pelo seu preço, ao redor de R$ 30,00”, afirma o gerente comercial, Franco Perini. “Nosso objetivo é a excelência, sempre mantendo uma boa relação custo/benefício”, acrescenta Perini.

Nenhum comentário: