segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Miolo leva medalhas no Concurso Internacional Tannat al Mundo



Adriano Miolo é o idealizador do Vinhas Velhas
Foto DU/JN
.................
Um vinho que tem tudo para ser um dos melhores do portfólio da Almadén, lá da minha terra, Livramento, e que ainda não chegou ao mercado, o que acontecerá em 2012, ganhou Medalha de Prata no IV Concurso Internacional Tannat al Mundo, realizado de 28 a 30 de novembro, em Montevideu, no Uruguai. É o Almadén Vinhas Velhas Tannat, um projeto pessoal do enólogo Adriano Miolo, que selecionou uvas tannat dos vinhedos que a National Distillers plantou há mais de 30 anos, na região de Palomas, depois transformada em Almadén, e que resistiu à fúria devastadora da Seagram´s e da Pernod Ricard, multinacionais que compraram os vinhedos em sequência e hoje são propriedades da Miolo.
Outro tannat da Miolo, o Miolo Reserva Tannat 2010 ganhou Medalha de Ouro, mas acho que será uma questão de tempo o Vinhas Velhas superá-lo. Quem comprá-lo, agora, em abril, no lançamento, e guardá-lo, certamente não se arrependerá. Ambos são elaborados na região da Campanha do RS, que vem dando alguns dos melhores vinhos brasileiros, especialmente os tannat, uva ícone do outro lado da fronteira, no Uruguai. Há quem diga, até, que as raízes das tannat plantadas em solo brasileiro atravessam a fronteira, por sob a linha divisória, e vão se alimentar em território uruguaio!
Os dois tannats brasileiros se deram bem no concurso uruguaio que é reconhecido por receber amostras de tannat de todo o mundo. O evento teve como jurados representantes de entidades de prestígio como a Associação de Enólogos do Uruguai, a Organização Internacional do Vinho e a Associação Brasileira de Enologia. A Miolo foi a única empresa de fora do Uruguai que recebeu distinção. O concurso contou com a participação de empresas de diversos países, como Peru, EUA, França e Itália. “Trata-se de uma importante premiação, já que esse concurso é um dos mais significativos do mundo”, diz Gilberto Simonaggio, enólogo da Miolo, que esteve participando do evento como jurado representando a ABE.

Nenhum comentário: