segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Harmonização de panettone com vinhos argentinos












DiamAndes de Uco Gran Reserva Tinto 2007 | WS 91 é um vinho desenvolvido pelo enólogo francês Michel Rolland, em Mendoza, na Argentina.
...................





Para acompanhar o panettone e inovar durante as festas de fim de ano, a Wines of Argentina entidade integrada por mais de 200 vinícolas de todas as regiões vitivinícolas do país, que representam 100% das exportações de vinhos argentinos, sugere vinhos argentinos. Panettone é uma delícia. E acompanhado de um bom vinho, pode ficar melhor ainda. O tradicional pão natalino de origem milanesa, norte da Itália, pode ser harmonizado com diferentes tipos da bebida, produzindo as mais variadas sensações e combinações. A Wines of Argentina sugere vinhos especiais para degustação desse produto que é a cara da temporada de festas:
Confira vinhos que harmonizam com panettones:
Escorihuela Pequenas Producciones Cabernet Sauvignon 2008
Vinícola - Escorihuela Gascón
Pais - Argentina
Região - Mendoza
Variedade - 100% Cabernet Sauvignon
No final do século passado Don Miguel Escorihuela Gascon, homem visionário de grande perseverança, deu origem a uma das empresas de vinhos de maior prestígio da Argentina: Estabelecimentos Vitivinícolas Escorihuela, que nasceu com o objetivo de produzir vinhos superiores, levando em conta a escolha e o cuidado da vinha, a preparação em métodos artesanais e a incorporação contínua de tecnologia com uma equipe qualificada de profissionais da Argentina e especialistas estrangeiros. Hoje, a Escorihuela está no terceiro século de produção de vinhos de alta qualidade, sendo a vinícola mais antiga em atividade de Mendoza.
De cor vermelho intenso roxo com frutas negras e sabor picante. Notas de baunilha, chocolate e café torrado. Complexo, corpo intenso e equilibrado na boca. Por sua complexidade esse vinho pode ser harmonizado com os panettones tradicionais.
Doña Paula Estate Malbec 2010
Vinícola – Doña Paula
Pais – Argentina
Região – Valle de Uco, Mendoza
Variedade – 100% Malbec
Doña Paula foi fundada em 1997 e possui mais de 700 hectares aos pés da Cordilheira dos Andes. Seu viticultor, Edgardo del Popolo, é referência na Argentina pela criatividade e meticulosidade no trabalho com os vinhedos. O enólogo, David Bonomi, lidera a geração de jovens profissionais que marcam o caminho da inovação na enologia argentina.
Vermelho intenso. Aromas complexos de frutas negras, como ameixa, alcaçuz, pimenta preta, menta, trufas com um toque de café, dando um caráter típico dos excelentes Malbec argentinos. No paladar, taninos doces e macios, com um belo corpo e final ótimo. Esse malbec harmonizado com panettone com gotas de chocolate oferece uma inesperada sensação.
Humberto Canale Íntimo Blend 2010
Vinícola - Humberto Canale
Pais – Argentina
Região - Rio Negro, Patagônia
Variedade - Cabernet Sauvignon 45%, Merlot 45%, Malbec 10%
Fundada em 1909, esta vinícola teve papel primordial no desenvolvimento da região patagônica. Foi seu proprietário Humberto Canale quem mudou a situação precária existente na época, implantando um sistema de trabalho profissional. Quatro gerações mais tarde, a vinícola combina a sabedoria artesanal, vinhos feitos com emoção, às mais modernas técnicas de produção.
Cor vermelha rubi de muito boa intensidade. Nariz complexo e elegante, com presença de frutas vermelhas, notas de baunilha e de tabaco aportadas pelo estágio em carvalho. Na boca é amplo, com bom volume e final longo.
DiamAndes de Uco Gran Reserva Tinto 2007 | WS 91
Vinícola - DiamAndes
Pais - Argentina
Região - Valle de Uco, Mendoza
Variedade - 70% Malbec / 30% Cabernet Sauvignon
Associação entre a Família Bonnie, proprietária do Château Malartic-Lagravière e Michel Rolland, DiamAndes é o último Diamante do grupo Clos de los Siete. Fincada ao pé dos Andes, no Valle de Uco, a DiamAndes possui 130 hectares de extensão, ontem também coproduz o prestigiado Clos de los Siete.
Ralheio de frutas e desfolha manual em janeiro, colheita manual e refrigeração em câmara fria antes da dupla seleção manual para um resultado ótimo e de alta precisão. Conceito único na América do Sul de vinificação por gravidade global e vinificação em pequenos tanques de aço inox com regulação de temperatura e isolados com poliuretano. Depois de 20 meses de estágio em carvalho francês, resulta em um tinto complexo e sedutor, intenso e equilibrado, que lhe encantará.
Zorzal Pinot Noir 2009
Vinícola – Zorzal
Pais - Argentina
Região - Valle de Uco
Variedade - 100% Pinot Noir
Zorzal representa a intensidade, o romantismo e a paixão argentina. Localizada em um dos vales de maior altitude da Argentina, os vinhos dessa vinícola surpreendem pela tipicidade, estrutura e personalidade, características únicas de um terroir localizado a 1.300 metros acima do nível do mar.
Sua cor é rubi é profunda e intensa, com reflexos violáceos. Aromas complexos cerejas, frutas secas, figo, cassis e notas de tostados. Na boca boa acidez, complexo, elegante e perfeito equilíbrio entre fruta e madeira.
Novecento Cuveé Extra Brut
Vinícola - Dante Robino
Pais - Argentina
Região - Mendoza
Variedade - Pinot Noir 50% - 50% Chadonnay
Dante Robino é fundador da bodega que hoje leva seu nome. Nasceu em uma família de vinicultores, na cidade de Canelli, região de Piemonte, Itália, no ano de 1885. Em 1920 instalou sua vinícola aos pés da Cordilheira dos Andes, a 870 m do nível do mar. Desde 1982, a Bodega Dante Robino é conduzida pela família Squassini, que realizou importantes investimentos, acompanhando as transformações da vitivinicultura argentina.
Ouro amarelo pálido, com sutis tons de verde. Seu aroma é fresco e frutado, combinado com um corpo redondo, textura delicada e notas características de levedura e torradas. É suave com paladar frutado, equilibrado e com gosto longo e persistente. Ideal para harmonizar com os panettones mais doces como chocolate, trufado e doce leite.
DiamAndes de Uco Viognier 2010
Vinícola - DiamAndes
Pais – Argentina
Região – Valle de Uco
Variedade - 100% Viognier
Associação entre a Família Bonnie, proprietária do Château Malartic-Lagravière e Michel Rolland, DiamAndes é o último Diamante do grupo Clos de los Siete. Fincada ao pé dos Andes, no Valle de Uco, a DiamAndes possui 130 hectares de extensão, ontem também coproduz o prestigiado Clos de los Siete.
DiamAndes de Uco Viognier é um varietal 100% Viognier. Esta casta magnífica, que produz excelentes vinhos na região francesa de Condrieu, desenvolve na Bodega DiamAndes um caráter muito aromático a mesmo tempo que complexo. Com dias quentes, graças ao clima particular da Bodega DiamAndes - e a friagem das noites em altitude - o Viognier encontra aqui uma expressão única sumamente interessante. Sua estrutura sedosa e suntuosa já no ataque deixa ao passar pela boca uma explosão de sabores a frutas, a flores brancas, a mineralidade do silex, notas de damasco e de amêndoas frescas também. O conjunto é elegante, complexo e muito sedutor, com uma forte identidade.
A Wines of Argentina é uma entidade integrada por mais de 200 vinícolas de todas as regiões vitivinícolas do país, que representam 100% das exportações de vinhos argentinos. Para mais informações, visite www.winesofargentina.com

Nenhum comentário: