domingo, 18 de dezembro de 2011

Consumidos tradicionalmente no frio, vinhos combinam também com o verão




Um bom vinho cai sempre bem
......................

Contrariando o senso comum, o vinho é uma bebida para ser consumida o ano todo, inclusive no verão. É o que afirma Rodrigo Prado, gerente geral da Trattoria Boulevard, sommelier, e restaurateur, em Curitiba. “O vinho é uma excelente bebida também para os dias quentes. Se dermos uma volta pelos países europeus e pelos Estados Unidos, que têm um verão extremamente rígido, vamos observar várias pessoas em restaurantes e parques tomando vinhos, inclusive tintos”.
Alguns cuidados devem ser observados na escolha do estilo ideal para esta época do ano. Os vinhos devem ser mais leves, com características mais femininas, com acidez elevada e o tanino deve ser baixo. “Os pinot noir chilenos e os zinfandel americanos são excelentes. Além destes, é possível encontrar ótimos vinhos australianos e neozelandeses com estas características”, diz o sommelier. Nesta época, é preciso atenção redobrada aos cuidados de conservação, pois os vinhos devem ser consumidos a uma temperatura média de 6 a 10 graus, sendo resfriados ou gelados somente no momento do consumo.
Os espumantes e os frisantes têm lugar garantido na seleção de vinhos para o verão. Eles são diferentes por causa dos tipos de uva utilizada e da concentração de gás carbônico natural. “Os meus preferidos nesta categoria são os americanos e, claro, os champagnes. Os roses, no geral, são ótimos para dias quentes e os brancos, com acidez mais elevadas, como os sauvignon Blanc, combinam muito com uma tarde na piscina. Uma dica para o verão são os vinhos verdes do norte de Portugal. Os tintos leves como os pinot noir e os zinfandel são ótimos para estes dias”, afirma Prado.
Para acompanhar a bebida, os pratos indicados são os que levam frutos do mar. “Podemos harmonizar estes pratos por similaridade, vinhos leves com pratos leves; ou então por antagonismo, vinhos de acidez elevada com pratos untuosos”. A Trattoria Boulevard possui completa adega de vinhos, champagnes e espumantes.
Curta a Trattoria Boulevard à rua Voluntários da Pátria, 539 – Centro – Curitiba/PR - www.trattoriaboulevard.com.br

Nenhum comentário: