domingo, 11 de dezembro de 2011

Abertas inscrições para Exposição de Uvas em Caxias do Sul


As uvas dão um colorido especial à Festa da Uva
Foto Luiz haves
................
A partir de segunda-feira, 12 de dezembro, a Diretoria de Agricultura abre as inscrições para os viticultores e produtores de uva interessados em apresentar seus produtos na Exposição de Uvas da 29ª Festa Nacional da Uva e 22ª Feira Agroindustrial. Podem participar viticultores e produtores de qualquer lugar do país. Os inscritos poderão concorrer nas modalidades Variedades Isoladas, Conjunto de Variedades e/ou Mostra de Uva Orgânica e Transição para orgânica. O prazo de inscrições encerra no dia 20 de janeiro de 2012.
O Diretor de Agricultura, Nestor Pistorello, destaca a grande visibilidade que este espaço tem na Festa. "A mostra é um dos principais atrativos do evento. É neste espaço que os viticultores podem mostrar a qualidade do seu produto e o retorno de todo o investimento que é feito na sua propriedade. Com certeza, teremos uma mostra de alta qualidade em 2012".
O expositor poderá concorrer na categoria de variedades isoladas com as seguintes variedades: Bordô, Isabel, Niágara branca, Niágara rosada, Lorena, Moscato Embrapa, Moscato branco, Cabernet Sauvignon, Merlot, Itália e Rubi. O julgamento e premiação ficam sujeitos a existir no mínimo 15 viticultores inscritos e expostos em cada variedade.
“As amostras deverão ser colhidas e transportadas com todo o cuidado, trazendo parte do sarmento e conservando seu aspecto natural, inclusive separadas e identificadas por variedade, acondicionadas em caixas descartáveis com identificação do produtor", observa o diretor. O julgamento será feito por uma equipe de profissionais com experiência em viticultura, que adotando critérios próprios e agindo com o máximo rigor e imparcialidade, julgará uvas numeradas, sem conhecer a identidade do produtor.
De acordo com o regulamento, os critérios de julgamento serão padrão varietal e comercial que a variedade se destina, sanidade, uniformidade de maturação e de tamanho das bagas e ausência de resíduos e impurezas. No caso dos conjuntos, além destes critérios, será avaliado o efeito visual, a distribuição espacial dos cachos no painel e a facilidade de localização das variedades. Na categoria uva orgânica não haverá julgamento, a premiação será feita por sorteio.
A premiação dos 27 vencedores será feito durante o Baile do Viticultor e como prêmio a Festa Nacional da Uva patrocinará aos ganhadores uma viagem para a Região Vitivinícola de Mendoza na Argentina. Todos os participantes receberão diplomas. O regulamento completo também estará disponível no site www.festanacionaldauva.com.br
A Festa Nacional da Uva 2012 será realizada entre os dias 16 de fevereiro a 4 de março. O evento tem patrocínio máster do Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Bradesco, e patrocínio da Cadence, Eletrobrás, Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Petrobrás, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Randon, TIM e Unimed Nordeste.
Documentos para a inscrição
O expositor deverá apresentar:
- Talão do produtor;
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Cadastro Agrícola
Onde se inscrever
Emater - Rua Jacob Luchesi, 3181 - junto à Ceasa - Fone: 3201.1208
Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Rua Moreira César, 1666 - Bairro Pio X - Fone: (54) 3290.3800
Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Rua Pinheiro Machado, 2335 - Fone: (54) 3223.7676
Sindicato Patronal Rural - Rua Borges de Medeiros, 87 – Fone: (54) 3221.4855
Nos demais municípios do Estado do Rio Grande do Sul as inscrições serão realizadas nos Escritórios Municipais da Emater-RS/Ascar.
Para inscritos de outro estado do país, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Caxias do Sul.
Alguns pontos do regulamento:
O produtor poderá participar com uma ou mais variedades na categoria de Variedades Isoladas e Mostra de uva orgânica se cultivar no mínimo 200 pés de videira de cada variedade e cultivar no mínimo um hectare de videiras na propriedade, ou 0,25 ha para produtores de uva em cultivo protegido e 200 pés.
Na mostra de uva orgânica o produtor deverá apresentar certificação de produção orgânica e/ou comprovação caso esteja em processo de transição.
A quantidade mínima exigida, para a exposição, de cada variedade é de seis cachos, sendo três para exposição e três para reposição.
Para expor nos conjuntos, o viticultor deverá apresentar, no mínimo, oito variedades, de uvas Americanas, Híbridas e Viníferas, sem exigência quanto ao número de plantas em produção, porém o produtor deverá possuir área cultivada com videira de no mínimo um hectare.
Nos conjuntos o mínimo exigido é que cada variedade seja apresentada com quatro cachos, sendo três expostos e um para reposição.

Nenhum comentário: