domingo, 20 de novembro de 2011

Portugal 12 – Casa de Arrochella, entrou de carona na nossa caravana pelo Alentejo


O Conde Arrochellas mostrando um dos seus vinhos

Casa de Arrochela fica no Douro












Bernardo de Arrochella Alegria, Conde de Arrochela
...................





Organizada pela Sónia Fernandes, da VinePortugal, nossa caravana deveria ater-se aos vinhos do Alentejo, mas, na Quinta do Quetzal, encontramos o conde Bernardo de Arrochella Alegria, dono da Casa de Arrochella, que produz vinhos e azeites no Douro, outra famosa região vinífera portuguesa, e ele solicitou para apresentar seus vinhos. Não poderíamos recusar esta possibilidade a Bernardo, descendente e sucessor de Nicolau de Arrochella Moraes e Castro Pimentel, 1º Conde de Arrochella, que, hoje, administra 600 hectares no Douro Superior, sendo 115 de vinhas e o restante de oliveiras. Entre Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo e Vila Flor, nas margens dos rios Douro e Tua, o novo conde produz seus vinhos e azeites.
Começamos a degustação com um Vila Flor 2009, do Vale da Vilariça, vinho extremante aliciante, elaborado com touriga nacional e touriga franca, possui fruta muito expressiva e uma excelente frescura, saboroso e gastronómico.Ainda não chegou ao Brasil, mas Alegria garantiu que em breve estará aqui. Seguiu-se um Grandes Quintas Colheita 2008, tinto elaborado com alicante bouschet, touriga nacional, touriga franca, tinta roriz, souzão e tinta amarela, com seis meses em barricas francesas, tem cor vermelho rubi, aroma fresco, com notas de frutas vermelhas e baunilha, taninos elegantes.
Já o Grandes Quintas Reserva 2008, com 14,5º de álcool, é oriundo de vinhas velhas touriga nacional, touriga franca e tinta amarela. Denso e profundo, tem uma frescura mentolada, frutos silvestres, notas florais de violeta e especiarias, como baunilha e café. É um vinho elegante..
A degustação na Quinta do Quetzal, com a participação do Conde de Arrochella, não poderia terminar de maneira melhor. Estávamos às vésperas do Dia de São Martinho (11/11) e Reto Jorg e Rui Reguinga ofereceram um Quetzal Colheita S. Martinho Colheita Tardia 2009 D.O.C, branco, elaborado com uvas Antão Vaz, colhidas em novembro, no Dia de São Martinho, sem botrytis cinérea, apenas com o açúcar da uva,15º de álcool, notas intensas de frutos secos e mel, um vinho que vai muito bem com castanhas assadas (o que mais se come no Dia de São Martinho, nas casas portuguesas e nas ruas de Lisboa), ou, então, com fois gras.

Nenhum comentário: