terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jurados visitaram a Estância Guatambu


O projeto da vinícola Guatambu, em construção no alto de uma coxilha

Jurados do Concurso Bruxelas estiveram na Guatambu, em Dom Pedrito
Fotos Gabriela Pötter
...........
Durante a visita a vinícolas, há duas semanas, muitas delas moderníssimas, lembrei-me várias vezes dos amigos gaúchos que estão planejando e construindo cantinas. Ele deveriam ver como são bonitas as adegas novas do Alentejo!
Logo que cheguei de volta, a Gabriela Pötter manda me dizer que os jurados do 8° Concurso Mundial de Vinhos Bruxelas Brasil, que ocorreu, em Livramento, na região da Campanha Gaúcha, estiveram na Guatambu, em Dom Pedrito, degustaram os vinhos e visitaram as obras da vinícola que está sendo erguida no alto de uma coxilha. Diz ela que ficaram muito impressionados com a qualidade dos vinhos, vinhedos e a beleza do pampa gaúcho.
Estiveram lá Eberenz Walter, editor-chefe da revista Rebe & Wein Magazine (Alemanha);
Baudoin Havaux - dono do maior concurso de vinhos do mundo, o Concurso Mundial de Bruxelas, e editor da revista Vino Press (Bélgica); Xavier Leclerc, sommelier chefe da rede de lojas Auchan (França); Mark Golodetz, editor contribuinte da revista Wine Enthusiast e da Bloomberg (EUA);Gray Blake, cronista da revista Wine Spectator (EUA);Marie Roginska, jornalista independente, consultora da Wine Writerwine Consulting (França);Isabel Mazzuchilee, jornalista da Revista Placer (Uruguai); Daniel Arraspide, jornalista especializado em vinhos e bebidas (Uruguai).
“De lembrança – diz Gabriela- entregamos algo bem típico da nossa região: um par de alpargatas para cada jurado. Eles gostaram muito e no outro dia já estavam usando! No concurso, conquistamos Medalha de Ouro pelo nosso espumante. “
A Guatambu Estância do vinho, de Dom Pedrito, vem comprovando o potencial da Campanha Gaúcha para produção de vinhos a cada nova medalha conquistada. Com apenas 2 anos no mercado de vinhos, já conquistou várias premiações com o Cabernet Sauvignon Rastros do Pampa Premium, entre elas Medalha de Ouro no 6° Concurso Interncional Emozioni dal Mondo, realizado na Itália, e nesta semana seu espumante Poesia do Pampa Brut recebeu Medalha de Ouro no 8° Concurso Mundial Bruxelas Brasil. O espumante chama a atenção pelo aroma diferenciado e frutado, vindo do corte de uvas 80% Chardonnay e 20% Sauvignon Blanc da safra 2011, considerada uma das melhores safras da Campanha Gaúcha.
A Guatambu se prepara para inaugurar no próximo ano sua vinícola enoturística, que promete ser referência na Metade Sul do RS. Após meio século de sucesso no agronegócio, a Estância decidiu diversificar implantando seus primeiros vinhedos em 2003. “O rápido reconhecimento da qualidade dos nossos vinhos nos motivou a investirmos no prédio da vinícola, cujo projeto de 3.000 m² foi todo planejado para enaltecer a cultura do pampa gaúcho” – afirma Valter José Pötter, diretor-proprietário da Guatambu. O projeto é assinado pelo arquiteto Celestino Rossi.

Nenhum comentário: