terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cooperativa Castrolanda investe no fomento da ovinocultura

Nosso colaborador Paulo de Tarso, zootecnista no Mato Grosso, envia mais uma nota que leu no site FarmPoint:
“De acordo com o gerente da área de negócios de carne da cooperativa, Mauro Cézar de Faria, a atividade é relativamente nova na Castrolanda e conta com boas perspectivas de crescimento. "Nós temos aproximadamente seis anos de um trabalho intenso de estruturação de toda a cadeia produtiva. É um setor que não necessita de grandes investimentos e que complementa a atividade dos nossos associados", afirmou ele em matéria sobre o tema publicada no jornal da Castrolanda. O plantel da cooperativa é formado por cerca de quatro mil matrizes. Para atender a demanda regional, seriam necessárias 15 mil matrizes. Cerca de 30 cooperados da Castrolanda trabalham com a ovinocultura.
Segundo o coordenador Tarcísio Bartmeyer, os produtores investem constantemente em genética especializada para produção de carne, obtendo cordeiros com excelente padrão de carcaça e de cortes especiais. "A genética, aliada a um rigoroso controle sanitário e nutricional, conferem ao cordeiro Castrolanda um diferencial no mercado de carnes e segurança alimentar ao consumidor", destaca ele. Com o fomento da produção, a cooperativa disponibiliza insumos que vão desde linhas de crédito específicas para a ovinocultura, como rações, atendimento de técnicos profissionalizados na área e pontos para dar suporte ao produtor.
A Castrolanda faz o abate dos cordeiros em parceria com um frigorífico de Castro, que está sendo ampliado para atender à demanda. A carne está sendo comercializada na região dos Campos Gerais e na capital do Estado. Os restaurantes de Curitiba são os principais clientes da cooperativa. O produto tem sido divulgado em eventos técnicos e de culinária, feiras gastronômicas, entre outros. A Castrolanda comercializa diferentes tipos de cortes, como carré francês, pernil, costela e paleta. As peças são embaladas a vácuo e a entrega é garantida o ano todo, com a mesma garantia de qualidade e padrão dos cortes.
A Cooperativa se dedica à prestação de serviços aos seus associados e como empresa busca desenvolver-se de maneira contínua, procurando aplicar modernas práticas de gestão, conquistar e manter vantagens competitivas na exploração das oportunidades que se abrem a cada dia no mercado. Investe em projetos de novos negócios, sem perder o foco de atuação, mantendo-se como coordenadora da cadeia produtiva dos seus associados, participando ao longo delas por conta própria ou por intermédio de parcerias e alianças estratégicas.
Os produtores têm forte vocação para a produção agropecuária, investem muito em tecnologia e gestão agropecuária, objetivando a melhoria de produtividade e a administração dos seus negócios. A empresa opera com cerca de 60 players entre clientes, fornecedores e parceiros da cadeia do leite, grãos, insumos agropecuários e de processadoras de carnes.
A busca incessante na profissionalização da cooperativa e dos seus cooperados faz com que seja investida uma parcela importante do orçamento na formação de seus dirigentes, executivos, colaboradores e produtores. Desenvolve programas de gestão pessoal que visam criar o ambiente propício para a busca de soluções criativas e que agreguem valor para os sócios.
Na pesquisa agropecuária, a Cooperativa participa, em conjunto com outras duas cooperativas, da Fundação ABC, responsável pelo desenvolvimento da pesquisa aplicada e pela disseminação de tecnologias que objetivem a redução de custos e a exploração racional dos recursos naturais.
Na Castrolanda, a responsabilidade social ocupa importante capítulo do seu planejamento estratégico. Produzir social e ecologicamente correto, preservando os recursos naturais, é uma diretriz seguida à risca pelos produtores. Como empresa, tem investido nas suas instalações e na educação das pessoas, de modo a reduzir o impacto dos processos produtivos que possam agredir o meio ambiente.
Nos últimos anos tem investido, também, nas relações com a comunidade que interage de modo direto ou indireto, apoiando a cultura e a prática do esporte.
As informações são do Portal do Agronegócio, adaptadas pela Equipe FarmPoint.”

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