sábado, 15 de outubro de 2011

Uma homenagem de Los Cerros de San Juan ao Bicentenario







Sem provar, achei que poderia estar jovem demais. Mas o sommelier Daniel Arraspide, que o provou, diz que está ótimo.
....................




Bastou eu imaginar jovem demais, sem provar, o vinho "Edición Limitada Tannat 2011 Bicentenario Uruguay" de Los cerros de San Juan, e pedi a opinião do sommelier uruguaio Daniel Aarrapide e ele rapidamente respondeu. Agora, Daniel me manda o texto que escreveu sobre este vinho que homenageia o bicentenário da independência do Uruguai:
“Neste 2011 é aniversário de 200 anos do “Proceso de Emancipación Oriental”, que começou com o nomeado “Grito de Asencio” o 28 de fevereiro de 1811. E se bem nossa vitivinicultura tem uma história com menor idade, não ficou por fora das celebrações que se fizeram e se vão fazer no decorrer do ano.
Na nossa parte, inclusive coproduzimos um evento que fez as honras à data, e que queens tiveram a possibilidade de participar, com certeza o vão lembrar muito tempo.“Maridando el Bicentenario” foi um acontecimento que procurou – e acreditamos, logrou com sucesso o seu objetivo – prestigiar à vitivinicultura uruguaia através de harmonizações e uma seleção de vinhos que tem ajudado criar essa história que as vinícolas do Uruguai hoje mostram.
Uma das vinícolas eleitas para aquele evento foi Los Cerros de San Juan, no entendido que uma empresa de longa trajetória (já com 157 anos) tinha que formar parte da celebração, mesmo por tradição, como pela qualidade e evolução dos vinhos que eles produziram e produzem.
Falando disto, justamente de produtos, é que procedente de videiras da região onde esta empresa possui os seus vinhedos próprios (Depto. de Colonia) se gera um novo vinho “com jeito de celebração” rotulado sob o nome de Edición Limitada Tannat 2011 Bicentenário Uruguay.
Coincidente com um ano no qual a vindima tem dado o que falar graças a sua ótima qualidade – ajudada por um clima seco atípico no Uruguai no tempo de colheita – é que Los Cerros de San Juan aproveita essas bondades refletidas na qualidade, lançando este Tannat de cor vermelha com tons roxas profundas, aromas de frutas vermelhas amadurecidas em perfeita harmonia, uma boca plena, potente, mas, na sua vez delicada, com uma expressão de fruta marcante, um interessante toque de eucaliptus, notas de especiarias, com taninos aveludados e final meio.
Uma edição de apenas 3.000 garrafas numeradas, das que tivemos o prazer de degustar as número 1050 e 1045 na companhia de amigos que encontraram neste caldo um vinho ideal para harmonizar a boa conversa, e para ser desfrutado ao lado de preparações bem crioulas como uma mal passada maminha na brasa, ou uns suculentos raviolis de espinafre com molho bolonhesa.
Isto sim,é um vinho que merece ser desfrutado em companhia – duas pessoas no mínimo – que saibam apreciar o bom, dessas coisas que não se da todos os dias. Ótimo quando é servido na casa dos 16 graus.
Web site de Los Cerros de San Juan: www.loscerrosdesanjuan.com.uy”

Nenhum comentário: