quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lançamento do Espumante Retrato, da Courmayer, dia 27







Espumante Retrato Courmayer terá lançamento em Porto Alegre
.................










O espumante Retrato Courmayeur Nature revela toda a intensidade da uva Chardonnay e do terroir da Serra Gaúcha. Elaborado somente em safras excepcionas, as uvas utilizadas em sua elaboraçāo provém exclusivamente do vinhedo "Colina Verde C1", localizado em Garibaldi. As suas características geográficas oferecem uma total harmonia para o desenvolvimento desta variedade. As uvas sāo colhidas manualmente nas primeiras horas da manhā e prensadas cuidadosamente para extrair os mais finos e delicados aromas da casta Chardonnay. De aroma frutado, apresenta perlage intenso, fino e persistente. O retrato da perfeita sinergia entre a natureza, tecnologia e a arte da enologia. Processo Charmat. Single vineyard.
Variedades: Chardonnay (100%)
Safra: 2011
Produção do vinhedo: 8-10 ton/ha
Região Produtora: Serra Gaúcha – Brasil
Clima: Verão: quente e seco / Inverno: chuvoso e frio
Vinificação: Colheita manual e seleção das uvas no momento do recebimento. Fermentação utilizando levedura selecionada específica para a variedade Chardonnay, realizada em tanque de aço inoxidável com controle de temperatura. Logo em seguida, iniciou-se a tomada de espuma em autoclave, onde permaneceu por 8 meses em contato com as leveduras (Método Charmat Longo). Ao final da tomada de espuma restou neste espumante apenas o açúcar residual da fermentação, valorizando ainda mais as características e a potencialidade da uva Chardonnay da região da Serra Gaúcha.
Coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados. Perlage fino e intenso, evidenciando o longo processo de fermentação.
Aromas complexos e intensos lembrando desde aromas primários típicos da variedade Chardonnay como maçã verde e abacaxi, até aromas secundários de torrefação e frutas maduras.
Paladar harmônico, equilibrado e intenso. Apresenta boa estrutura e acidez marcante. Retro gosto frutado e muito agradável.
O lançamento será, dia 27, no Barranquinho (av. Protásio Alves, 1538), em Porto Alegre.

Nenhum comentário: