sábado, 29 de outubro de 2011

Dunamis participa da 110ª Canton Fair na China




Júlio César Kunz, da Dunamis, foi à China
Arquivo JN
.........

O diretor-executivo da Dunamis Vinhos e Vinhedos, Júlio César Kunz, está na China participando da 110ª Canton Fair (Feira de Importação e Exportação da China), em Guangzhou. Segundo ele, o maior interesse para a Dunamis, de Dom Pedrito (RS), é conferir as tendências tecnológicas da indústria de bebidas expostas na feira. Além disso, Kunz está observando o mercado chinês, não apenas na feira, mas estudando o seu comportamento dos consumidores nas principais cidades, como Guangzhu, Shanghai, Beijing e Hong Kong. “É um grande desafio, visto as gigantescas diferenças culturais que nos separam, mas com oportunidades igualmente grandes”, comenta.
Outro objetivo da missão técnica, revela o diretor-executivo da Dunamis, é aprofundar a rede de contatos que a empresa possui no Oriente e estabelecer novos contatos para o desenvolvimento de futuras parcerias. “Trouxe algumas garrafas dos nossos vinhos tinto (Dunamis Cor) e branco (Dunamis Ser) para mostrar a compradores interessados”, conta. Kunz comenta que, apesar do mercado chinês ainda ser relativamente pequeno e com pouca penetração da cultura do vinho na vida das pessoas, o crescimento é enorme, bem como a economia em geral, que apresenta grandes oportunidades não só para os tradicionais vinícolas franceses, mas também para vinhos modernos e descomplicados. “É aí que queremos entrar”, confessa.
A média de crescimento no consumo de vinhos na China foi de 25% de 2006 a 2010. O consumo de vinho dos chineses passou de 1,051 milhões de litros em 2009 para 1,235 milhões de litros em 2010 (18% a mais). Mesmo assim, o consumo per capita de vinhos na China ainda é pequeno, cerca de 0,92 litro no ano passado. Com um consumo per capita de 4,5 litros em 2009, Hong Kong é o mercado de vinhos mais maduro da Ásia, a frente do Japão com 2,4 litros e Cingapura com 2,1. Em torno de 35 milhões de garrafas de vinhos foram bebidas em 2009 em Hong Kong, 106% a mais que em 2005.
De acordo com Júlio Kunz, o crescimento do turismo e do consumo de vinho em casa e a abolição das taxas de importação de vinhos no começo de 2008 contribuíram para que o consumo de vinhos duplicasse num período de cinco anos.
Na edição passada, a Canton Fair recebeu mais de 24.000 expositores e mais de 200 mil visitantes de todo o mundo. A feira está dividida em grandes áreas de negócios e pode-se encontrar um pouco de tudo.

Nenhum comentário: