quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cooperativa Vinícola Garibaldi vive um bom momento empresarial


Mulatas da Restinga no show da Fenachamp
Foto Almir Dupont





Presidente Oscar Ló, da Garibaldi
Foto Daniela Villar











Mariana Lobo, de Recife, na Fenachamp, em Garibaldi
Foto DU/JN
..................
Como escrevi na edição anterior do Blog, fizemos uma interessante visita à cidade de Garibaldi, à convite da Cooperativa Vinícola Garibaldi, cujas instalações visitamos, participamos de degustações, primeiro de sucos de uvas, depois de espumantes e de vinhos bases para futuros espumantes, e também visitamos a Fenachamp. A Garibaldi, que, este ano, comemora 80 anos de fundação, está investindo fortemente nos sucos de uva e nos espumantes. Inclusive, aplicou R$ 12,5 milhões, nos últimos quatro anos, criando linhas novas de equipamentos para seus produtos. De acordo com o presidente Oscar Ló, no próximo ano pretende duplicar a produção.
Também ouvimos interessantes palestras sobre a produção de sucos e vinhos orgânicos e sobre os benefícios dos sucos de uva para a saúde, temas que vou abordar mais adiante, em outros textos. Também visitamos, por duas noites, a Fenachamp, a grande festa do espumante, com muita música, comida e, obviamente, espumantes. Este ano, teve até show de mualtas da Escola de Samba Restinga, de Porto Alegre, que, no próximo carnaval, com apoio doIbravin, vai desfilar a história do vinho na avenida.
Além do pessoal da Garibaldi, encontrei os enólogo Adolfo Lona, Gilberto Pedrucci, Adriano Miolo e o João Valduga, com os quais, é claro, bebi algumas taças. Os jornalistas dos demais estados, como Mariana Lobo, do Diário de Pernambuco, adoraram a festa e aprovaram a qualidade do espumante brasileiro.
Na visita, organizada pela .DOC Assessoria, tivemos a companhia de jornalistas, sommeliers e especialistas de várias capitais brasileiras. Chegamos lá na estxa-feira, dia 21, à noite, e voltamos, no domingo, dia 23, pela manhã. Estiveram conosco Liana Sabo e Eugênio Silva de Oliveira Júnior, de Brasília; Deise Novakoski e Affondo Nunes, do Rio; Christian Burgos, Carlos Marcondes, Gustavo Kaufmann, Beto Duarte, Jeriel da Costa, Vanessa Sobral, Livia Andrade e Rodrigo Pannacci, de São Paulo; Romero Rafael, Mariana Lobo e Bruna Cabral, de Recife; Izakeline Ribeiro, de Fortaleza; Affonso Ritter, José Luiz Prévidi e este bloguista, de Porto Alegre. De parte da .DOC, Isabel Lermen, Daniela Villar e Orestes de Andrade Jr.
O presidente da Garibaldi, Oscar Ló, foi um excelente anfitrião, falou sobre a história da cooperativa e seus projetos futuros. O enólogo Gabriel Carissimi mostrou as instalações e os modernos equipamentos adquiridos nos últimos anos para ampliar a produção de suco de uva e de espumantes. Alguns números da Garibaldi coloquei nas notasda edição anterior, mas talvez deva ressaltar que a cooperativa tem 350 associados, que cultivam 800 hectares, e, este ano, produziram uma safra recorde de 16 milhões de quilos de uvas. A vinícola tem 32 mil metros quadrados de área construída no centro da cidade de Garibaldi, com capacidade de produzir 20 milhões de litros. Hoje, produz 1,5 milhão de litros de sucos de uva; 900 mil litros de espumantes; 400 mil litros de vinhos finos; 1,5 milhão de litros de vinhos de mesa; 2 milhões de litros de filtrado doce e ainda vende, para terceiros, 5 milhões de litros de vinhos de mesa.
De acordo com o presidente Oscar Ló, a cooperativa vive um bom momento empresarial e tem todas as condições para crescer. Ele acredita que, em 2012, será possível dobrar a produção e as vendas.

Nenhum comentário: