sábado, 15 de outubro de 2011

A alta gastronomia de aromas típicos europeus

Está se aproximando a data da Noite de Gala dos VinhosPremiados, no Hotel Dall´Onder, em Bento Gonçalves, quando Itália, França, Portugal e os muitos frutos do mar da cozinha mediterrânea serão a atração gastronômica. Um mundo de aromas e sabores vindos de três países da costa mediterrânea vai invadir o Dall'Onder Grande Hotel no dia 4 de novembro. Itália, Portugal e França darão o tom da cozinha na 15ª Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados Internacionalmente. Mais de mil pessoas são esperadas para o evento, que é a maior festa das premiações internacionais dos vinhos brasileiros.
Nesta edição a gastronomia da festa está a cargo dos chefs Mané Young, de Campos do Jordão, e Orlando Baumel, de Curitiba com uma proposta que tem como base a valorização dos aspectos regionais na cozinha dos três países, com a utilização de ingredientes típicos que foram incorporados a alta gastronomia com o passar do tempo. “Nosso objetivo é levar os aromas típicos da costa mediterrânea para dentro da Noite de Gala. Queremos que as pessoas se sintam, pelo menos em relação a gastronomia, como se sentiriam se estivessem na Europa”, destaca Baumel, que além de chef é músico e responsável pelo site Oba Gastronomia, sediado na capital paranaense.
Toda gastronomia estará distribuída em quatro grandes ilhas temáticas. Será uma para cada país, além de outra destinada apenas para as ostras. Todas as ilhas gastronômicas compõem um ambiente composto ainda por cerca de 20 espaços para vinícolas, que servirão seus vinhos e espumantes premiados.
Da Itália ganharão destaque o tomate, anchovas, alcaparras cozidos lentamente, como feito nas casas das ruas italianas, além do ragu nos tachos, espalhando um aroma profundo e rico.
O aroma de bacalhau, presente em todas as regiões lusitanas é o grande elemento da cozinha portuguesa. De Portugal ainda vem o cabrito; assado lentamente, deixando seu molho escorrer para acompanhá-lo na refeição.
A cozinha mais famosa do mundo empresta elementos como o alho-poró, cogumelos, o famoso Mirepoix (esta combinação fantástica de cenoura, salsão e cebola); a vitela cozida em creme de leite e, enfim, molhos, muitos molhos. A Noite de Gala apresenta a cozinha francesa, criada em sua grande maioria, nas casas mais modestas das vilas francesas.

Nenhum comentário: