quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rótulos da Nieto Senetiner recebem aval de excelência






Terroir Blend Malbec 2009 (Cadus Blend of Vineyards) – (92 pontos)
..................


Os rótulos Terroir Blend Malbec 2009, Reserva Bonarda 2010 e Reserva Pinot Noir 2010, da vinícola argentina Nieto Senetiner, receberam excelentes pontuações na última avaliação da revista americana Wine Enthusiast, que reuniu especialistas de todo o mundo.
As provas de degustação foram realizadas individualmente ou em grupo, além de testes às cegas. Nestas avaliações, o preço do vinho não é uma pontuação levada em consideração e que influencie o resultado e sim fatores como qualidade, sabor, aroma e cor. As notas variam de 80 a 100 e refletem exatamente a opinião dos editores da revista sobre os vinhos avaliados. De 80 a 82, o vinho é aceitável; de 83 a 86, é adequado para o consumo diário; de 87 a 89 é muito bem recomendado; de 90 a 97 é excelente e altamente recomendado e de 98 a 100 é o auge da qualidade.
A pontuação dos vinhos da Nieto Senetiner foi considerada excelente e variou de 84 a 92 pontos. Confira a ficha técnica e a pontuação de cada um dos rótulos avaliados.

1-

Região: Luján de Cuyo – Mendoza, Argentina (950, 1050 e 1150 m.s.n.m.).
- Vistalba: clima seco, noites frias e solos franco-argilosos. Nos entregafruto de cor intensa, taninos marcados e bom teor alcoólico ; condições excepcionais para a gurada.
- Agrelo: com solos argilosos e marcada amplitude térmica, aporta a este blend aromas de frutas maduras e frutos vermelhos.
- Vistaflores : solos franco-arenosos pedregosos. Clima quente e noites muito frias, dando lugar a um malbec de acidez ais elevada e notas condimentadas, conferindo elegância ao blend.
Variedades: 100% Malbec.
Produção: Condução dos vinhedos em Parral Cuyano, com rendimento médio dos vinhedos de 5 ton/ha. Colheita manual em bins de 20 Kg e seleção criteriosa dos frutos. Sangria do mosto e correção da acidez. Adição das leveduras com fermentação e maceração prolongada por 25 dias a 28-32ºC em piletas de pequeno volume (entre 3000 e 5000L) com posterior amadurecimento por 12 meses em barricas novas de carvalho francês Seguin Morreau e amadurecimento na garrafa em posição horizontal antes da liberação ao mercado.
Análise Sensorial:
Análise Visual: vermelho rubi muito intenso com reflexos violáceos.
Análise Olfativa: frutas vermelhas e negras bem maduras, toques de especiarias e tostado.
Análise Gustativa: seco, encorpado, boa acidez, taninos muito finos e com final harmônico.
Harmonização: Carnes vermelhas em geral, ojo de bife (contra filé), lombo de porco, carnes grelhadas ou ao forno e queijos curados.
Temperatura de serviço: 18°C. Recomenda-se decantar durante 30 a 45min antes de servir.
Descrição Analítica:
Álcool: 15,5% vol.
Tempo Estimado de Guarda: 10 anos ou mais.

2- Nieto Senetiner – Reserva Bonarda (87 pontos)

Região: Luján de Cuyo – Mendoza, Argentina.
Variedade: 100% Bonarda (Vinhas de 43 anos).
Produção: Rendimento de 8 ton/ha. Fermentado em aço inoxidável com temperatura controlada e amadurecimento por 12 meses em barricas de carvalho francês.
Análise Sensorial:
Análise Visual: Cor vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, límpido e brilhante.
Análise Olfativa: se destacam as frutas vermelhas (framboesa e cereja) entremeados por aromas de café e baunilha.
Análise Gustativa: seco, corpo médio, ótima acidez e boa persistência final.
Harmonização: ideal para acompanhar pratos suculentos, porco e aves ao forno e para massas recheadas com carnes como tagliatelle e raviole servidos com molhos condimentados.
Temperatura de serviço: 17 - 18°C
Descrição Analítica:
Álcool: 14% vol.
Tempo Estimado de Guarda: 5 anos.

3- Nieto Senetiner – Reserva Pinot Noir 2010 (84 pontos)

Região: Tupungato – Mendoza, Argentina.
Variedade: 100% Pinot Noir (Vinhas de 20 anos).
Produção: As uvas são colhidas na região de Tupungato, de vinhedos de 1.000 metros acima do nível do mar. Os bagos são desengaçados, passam por uma moagem suave e maceração a frio durante 1 dia. A fermentação alcoólica se dá a 23ºC durante 7 dias. E se aplica o “pisage” (2 ou 3 vezes ao dia) e “delestage” (remontagem).
Análise Sensorial:
Análise Visual: cor vermelho rubi de leve intensidade, límpido e brilhante.
Análise Olfativa: aromas de frutos vermelhos e silvestres, notas florais e toques de frutos cristalizados.
Análise Gustativa: seco, boa acidez, corpo de para média intensidade, taninos macios, de final fresco e frutado.
Harmonização: Comidas asiáticas, as quais estiverem combinadas com cogumelos, legumes ou frutos do mar, carnes suaves, como coelho ou aves.
Temperatura de serviço: 16 - 18°C
Descrição Analítica:
Álcool: 13,5% vol.
Tempo Estimado de Guarda: 3 anos.

Nenhum comentário: