quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Maior participação do Vale dos Vinhedos na representatividade da safra










Rogério Carlos Valduga: vinhos do Vale dos Vinhedos foram apreciados e premiados
Foto DU/JN
............


Nos 118 vinhos mais representativos 34 são do Vale dos Vinhedos, um aumento de 73% em relação ao ano passado. Três deles estão entre os 16 selecionados. Os vinhos do Vale dos Vinhedos aumentaram sua participação na representatividade da safra. A 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011, realizada no sábado, 24, apresentou os 118 vinhos classificados entre os 30% mais representativos. Destes, 34 são do Vale dos Vinhedos, uma presença 73% maior que a registrada na edição do ano passado quando 19 amostras foram classificadas. Três destes 32 vinhos figuram entre os 16 vinhos selecionados para o evento.
A maior expressão do Vale dos Vinhedos na Avaliação, representada por amostras de oito vinícolas do roteiro, ficou com os tintos (19), seguidos pelo base espumante (9) e brancos (6). A maioria destes vinhos começará a chegar ao mercado a partir de 2012. Já os brancos poderão ser degustados pelos consumidores ainda este ano.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Rogério Carlos Valduga, a qualidade reconhecida é fruto do trabalho conjunto de viticultores e vinicultores do roteiro. “Nos últimos 16 anos investimos e evoluímos em viticultura e enologia. Reconvertemos vinhedos sempre priorizando a qualidade. O resultado não poderia ser outro. Nossos agricultores e vinícolas estão de parabéns”, destaca.
A degustação de seleção das 383 amostras de 72 vinícolas foi realizada por 120 enólogos. O resultado foi apresentado para um público de 820 apreciadores de 18 estados brasileiros e oito países. Números que posicionam a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 como a maior de todas. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
Amostras selecionados entre as 16 degustadas na Avaliação Nacional de Vinhos
Almaúnica Syrah
Aurora Riesling Itálico
Casa Valduga Chardonnay

Vinícolas associadas à Aprovale com vinhos classificados
Almaúnica 4 tintos
Aurora 6 tintos, 4 brancos e 2 base espumante
Calza 1 branco
Casa Valduga 4 tintos e 3 base espumante
Chandon 2 base espumante
Dom Cândido 2 tintos
Miolo 3 tintos e 2 base espumante
Pizzato 1 branco

Nenhum comentário: