sábado, 10 de setembro de 2011

Inglesa comenta vinho branco Dunamis Ser




A inglesa Julia Harding provou vinhos gaúchos em março deste ano
..........

“É um vinho raro”, disse Julia Harding.
Braço direito da mais famosa crítica de vinhos do mundo, Jancis Robinson, Julia Harding aprovou o incomum corte de Chardonnay com Sauvingnon Blanc usado no vinho branco da Dunamis, elaborado em Dom Pedrito
A Dunamis Vinhos e Vinhedos teve um dos seus vinhos avaliados pela britânica Julia Harding, braço direito da mais famosa crítica de vinhos do mundo, Jancis Robinson. Ela acaba de divulgar a nota 16 (de um total de 20) para o Dunamis Ser, safra 2010, um vinho branco elaborado a partir de um corte das uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. “É um vinho raro”, escreveu Julia Harding na avaliação do rótulo publicada no site www.jancisrobinson.com. “Ela ficou muito bem impressionada com o nosso vinho, pedindo para degustar várias vezes”, explica o diretor-executivo da Dunamis, Júlio César Kunz.
Julia comentou que o corte de Chardonnay com Sauvignon Blanc é pouco usual no mundo do vinho. “Nota herbácea sutil da Sauvignon Blanc, maciez do Chardonnay. Muito fácil de beber, mas há alguma estrutura. Melhor para ser tomado sem compromisso. Persistência moderada a boa”, relatou, acrescentando que sentiu “aroma amadeirado, nariz herbáceo, muito fresco, maça verde e cítrico”. A crítica de vinhos britânica ainda disse que a segunda impressão sobre o Dunamis Ser é ainda melhor: “mais limpo, nota levemente cremosa.” E finaliza: “Leve e de frescor agradável. Sauvignon amadeirado para dar estrutura e para suavizar os seus aromas.”
A primeira visita de Julia Harding ao Brasil ocorreu de 1º a 4 de março deste ano na Serra Gaúcha, a convite do Projeto Imagem Internacional do Wines of Brasil, realizado em parceria pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. A Dunamis faz parte do projeto. Junto com o norte-americano Theodore Michael Luongo, jornalista independente da revista Wine Enthusiast, uma das mais importantes dos Estados Unidos, Julia Harding visitou nove vinícolas e degustou produtos de outras sete empresas – entre elas a Dunamis.
Este foi o comentário de Julia sobre a vinícola: “Provavelmente a mais nova empresa de vinhos no Brasil, de um agropecuarista. Primeiros vinhos lançados em outubro de 2010. Eles usam as suas próprias uvas e atualmente tem apenas dois vinhos, mas o seu primeiro tinto, o Dunamis Cor 2008, um corte Merlot/Cabernet Franc, já está esgotado, então nós pudemos degustar apenas o branco. A maior parte de seus vinhedos – Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat e Merlot, além de Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio – estão na Campanha, 500 km ao sul da Serra Gaúcha e muito mais seco o que pode vir a permitir o cultivo orgânico. Entretanto, eles têm também 10 ha na Serra Gaúcha para vinhos espumantes. Eles estão trabalhando para aproximar-se da biodinâmica na Campanha no futuro. O enólogo, Javier González, é uruguaio.”

Nenhum comentário: