terça-feira, 27 de setembro de 2011

A homenagem da ABE a Adão Villaverde e João Vignatti


João Vignatti recebeu o Troféu Vitis das mãos de Firmino Splendor e Christian Bernardi

Além do Troféu Vitis, Adão Villaverde recebeu um sabre para abrir espumantes das mãos do prefeito de Bento Gonçalves
Fotos Gil Gomes
............
A Avaliação Nacional de Vinhos é considerada o momento maior do vinho brasileiro. E é justamente por isso que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora -, aproveita o evento para homenagear grandes colaboradores do setor com o Troféu Vitis. A cada safra, são distinguidas duas personalidades. Este ano, o Troféu Vitis 2011 foi para o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Adão Villaverde e para o enólogo João Vignatti nas categorias Amigo do Vinho Brasileiro e Enológico, respectivamente. A entrega ocorreu durante a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos realizada no sábado, 24, em Bento Gonçalves.
Engenheiro e professor, Adão Villaverde traçou sua trajetória na gestão pública. Entretanto, o vinho, uma de suas paixões, sempre fez parte de sua vida. Degustando ou lutando pelas causas do setor, o deputado estadual, em seu terceiro mandato, é figura assídua nos eventos vitivinícolas.
Membro da primeira turma de enólogos, formada em 1963, o enólogo João Vignatti, atuou por mais de 40 anos no setor. Sua trajetória iniciou em Flores da Cunha, na Companhia Riograndense, mas foi na Vinhos Mioranza que desempenhou suas funções por mais de 30 anos. Hoje com 75 anos continua visitando vinícolas por hobby.
Um público de 820 apreciadores de vinho participaram da 19ª edição do evento. A avaliação reuniu 383 amostras de 72 vinícolas de seis estados brasileiros. Na oportunidade, foram divulgados os vinhos classificados entre os 30% representativos, além dos 16 selecionados para a degustação.

Nenhum comentário: