quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Flores da Cunha - Veículos de comunicação em favor do vinho brasileiro


Bonita e delicada, Andréia Debon degustando um branco uruguaio Las Brujas


Andréia Debon, editora de jornais e revistas em Flores da Cunha

Fotos DU/JN
............
O jornal O Florense, da cidade de Flores da Cunha, completará 25 anos de circulação semana, dia 4 de outubro. Editado no município que tem uma das maiores produções brasileiras de uvas e de vinhos, é propriedade da Editora Novo Ciclo, que também publica a revista bi-mensal Bon Vivant e o jornal A Vindima, um mensário que circula em 18 municípios, com farto noticiário sobre a vitivinicultura brasileira, dando dicas para os produtores de uvas e de vinhos.
A informação é da jornalista Andréia Debon, que foi editora dos três veículos, mas, agora, está somente com a revista e A Vindima. Competente, bem informada – e bonita -, Andréia faz um grande trabalho, acompanhando todos os fatos e eventos relacionados com a vitivinicultura brasileira. Como em outras oportunidades, encontrei-a na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2011 e curtimos bons momentos, bebendo muito espumante e degustando alguns dos melhores vinhos desta safra. Segundo ela, a Novo Ciclo também faz trabalhos especiais, folhetos e livros, para terceiros, inclusive para Prefeituras. Ela está concluído a editoração de um livro de 500 páginas para a Prefeitura de Flores da Cunha, dentro de uma série de Resgate das História regional. Este é sobre o Travessão Alfredo Chaves.
Aproveitando a dica, comentei com ela que está faltando fazer um livro sobre o festival de música Vindima da Canção, criados nos bons tempos dos festivais de música no Rio Grande do Sul. Considero-me um dos fundadores do festival, ao lado do presidente do Clube dos Compositores, Demósthenes Gonzales, e do industrial Eloy Kunz, ambos, infelizmente, já falecidos. Muita gente que hoje domina o cenário musical riograndense deu seus primeiros passos na música lá na Vindima da Canção, em Flores da Cunha. Posso dizer isso com convicção porque durante nove anos fui, anualmente, a Flores da Cunha, como jurado da Vindima.
O ex-deputado estadual Alberto Oliveira (PMDB), hoje um grande empresário da indústria da construção civil, poderia dar uma força para a edição deste livro. Ele foi um dos que começou na Vindima da Canção. Em todas as primeiras edições do festival ele estava lá, firme, com seu violão e suas canções.

Nenhum comentário: