quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Enólogo chileno elogia crescimento do vinho brasileiro



Enólogo Christian Bernardi com Antonio Dal Pizzol, um anfitrião perfeito
Fotos DU/JN
...........

Sérgio Homazabal, enólogo chileno, gostou muito dos vinhos degustados
Foto Gil Gomes
............
Uma de minhas melhores conversas durante a Avaliação Nacional de Vinhos foi com o enólogo chileno Sérgio Hormazabal, vice-presidente da Associação de Enólogos do Chile, e um dos membros da equipe de Felipe Toso na Ventisquero, a quem eu já conhecia, depois de uma viagem ao Chile, em 2010, quando estive na Vestiquero. Hormazabal, que não provava vinho brasileiro há cinco anos, mostrou-se impressionado com a evolução da vitivinicultura brasileira. Disse, como outros estrangeiros, que o Brasil está no caminho certo para desenvolver bons vinhos. Quanto ao espumante, disse, “o Brasil já produz alguns dos melhores que existem no mundo”.
Ele degustou e comentou o Cabernet Sauvignon da Rasip e deu-lhe nota 91, enquanto a da mesa foi 90, a da seleção 87 e a minha foi 90. É um vinho com taninos marcantes, potente, que ainda vai melhorar muito até chegar ao mercado. Tem boa persistência de sabor, com retrogosto de especiarias.
Sérgio e eu conversamos muito no belo jantar oferecido pelo Antonio Dal Pizzol na vinícola, junto ao lago. Estavam presentes quase todos os degustadores-comentaristas e os jornalistas que cobriam o evento.

Nenhum comentário: