quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BRDE realizou seminário sobre os desafios do Setor Vitivinícola


Carlos Paviani, do Ibravin, falou sobre os desafios do setor vitivinicola brasileiro
Arquivo JN
...........

O BRDE realizou na tarde desta segunda-feira (26) o Seminário Temático sobre Vitivinicultura, no auditório do 14º andar. A dimensão socioeconômica da vitivinicultura foi explanada pelo economista e pesquisador da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Carlos Paiva. Após, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, apresentou dados sobre a cadeia vitivinícola e os principais desafios do setor.
O diretor do BRDE RS, José Hermeto Hoffmann, abriu o encontro destacando a importância do debate sobre a vitivinicultura do Rio Grande do Sul, principalmente, em relação ao enfretamento à concentração de produção do setor na Região da Serra e na Região Sul. “É sabido que o setor vitivinícola é ocasionador do dinamismo econômico da Serra gaúcha e queremos que este mesmo dinamismo se espraie também da Região Sul. Por isso a importância de debatermos a tendência concentradora desta atividade e os mecanismos para reverter este quadro”, explicou o Diretor.
O pesquisador da FEE, Carlos Paiva, apresentou dados da pesquisa intitulada “A dimensão econômica da Vitivinicultura”, onde concluiu que mais de 80% da vitivinicultura do Brasil vem do Rio Grande do Sul. Além disso, mais de 40% do valor agregado do produto no Rio Grande do Sul vem das agroindústrias. Outro dado importante, observado por Paiva, disse respeito à produção de suco de uva. Segundo o pesquisador, mais de 40% do negócio vitivinícola é originado da comercialização do suco. “Isso demonstra a importante dimensão que este produto tem em nossa competitividade”, sublinhou.
Já o presidente da IBRAVIN, Carlos Paviani, além de apresentar dados sobre as propriedades vitícolas, as vinícolas e a produção de uvas no Rio Grande do Sul, relatou os desafios do setor. A produção, controle e certificação de mudas, a assistência técnica e extensão rural para a vitivinicultura e um programa de estímulo ao engarrafamento no Rio Grande do Sul, foram alguns dos itens apontados. Além disso, Paviani destacou a redução e equalização tributária para sucos e vinhos e uma maior competitividade do suco de uva, inserindo o produto na cesta básica.

Nenhum comentário: