sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vinho dos Altos Montes em Flores da Cunha

Floriano Molon, secretário de Turismo (54.9959.7131) manda uma informação interessante sobre Flores da Cunha, município que é o maior produtor de vinhos do Brasil, mas que não aparece muito com esta característica. A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha aprovou, em 15.08.2011, o projeto de Lei do Prefeito Ernani Heberle, que autoriza o executivo Municipal a oficializar o topônimo de “Altos Montes” para designar a região com altitudes superiores a 800m e entorno, localizada junto aos Travessões Alfredo Chaves e Martins. Esta designação não afeta quaisquer outros nomes geográficos utilizados atualmente ou historicamente na região, os quais são mantidos sem qualquer alteração, com o objetivo de indicação geográfica para a certificação da área das vinícolas da Apromontes.
A aprovação pela Câmara é mais um passo para o registro definitivo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma vez que a Indicação Geográfica é como se convenciona chamar a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e ou qualidade possam lhe ser vinculadas essencialmente a sua origem geográfica.
O Município de Flores da Cunha, maior produtor de vinhos do Brasil, aguarda com expectativa a oficialização da sua primeira indicação geográfica (IG) com vistas a acrescer novo status aos vinhos elaborados a partir de uvas oriundas de uma área do município. A região a ser denominada tem a presença de uma área com diversas elevações, com altitudes superiores a 800m, que se destacam do relevo junto aos Travessões Alfredo Chaves e Martins e entormo, no município de Flores da Cunha, elementos geográficos estes que justificam tecnicamente a denominação de Altos Montes. Deve-se ainda destacar o uso já conhecido há anos do topônimo Altos Montes para designar a região de produção de vinhos finos dos produtores da Apromontes.
A indicação geográfica é o primeiro passo com vistas, a obter futuramente a DOs - Denominação de origem - e dá um novo ânimo para setor vititivícola, fortalecendo a região como ponto permanente de turismo, especialmente com vistas ao enoturismo, com a instalação de empreendimentos ligados a gastronomia, hotéis, pousadas e pontos de venda de artesanato e fortalecimento dos atrativos turísticos locais, com destaque para o Mirante Gelain, Cascata Bordin e a rica arquitetura da imigração italiana ainda preservada. Efetivamente, tal denominação, é necessária para que possa seguir os seus tramites legais, até o reconhecimento da área como indicação geográfica, abrangendo também a região, se for aprovada pela Câmara de Vereadores, parte do vizinho Município de Nova Pádua.

Feira de Turismo

Para dar destaque aos Vinhos dos Altos Montes, a Secretaria de Turismo de Flores da Cunha, assinou parceria com o 23º Festival de Turismo de Gramado, quando o município foi um dos Destinos em Destaque. Desde 2002, juntamente com Nova Pádua, vêm sendo desenvolvidas ações pela Asssociação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) para promover a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando sua certificação de origem, divulgação e comercialização. Por isso, incentiva a pesquisa vitivinícola, bem como a qualificação dos vinhos e de seus derivados, e trabalha também para desenvolver o potencial turístico da região. Segundo o secretário de Turismo de Flores da Cunha, Floriano Molon, há um total de 200 vinícolas no município que, juntas, produzem em média, 100 milhões de litros de vinho anualmente. Os vinhos dos Altos Montos, juntamente com o Roteiro Caminhos da Colônia, oportunizam ao visitante ter contato com o que há de melhor na área vinitivinícola e gastronômica do município.





Nenhum comentário: