quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sustentabilidade ambiental na vitivinicultura em pauta no Seminário da Metade Sul

Sustentabilidade ambiental: tão em voga na atualidade, o conceito e suas implicações em relação ao mundo da uva e do vinho será um dos temas em debate no VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS, que acontecerá quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 11 e 12, no Clube Comercial, em Bagé. O assunto será abordado por um convidado internacional: o engenheiro agrônomo francês Gaspar-Emmanuel Desurmont, mestrando em Viticultura e Enologia pelo programa de pós-graduação internacional Vinifera Euromaster.
No momento em estágio na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), para a coleta de dados para elaboração de sua dissertação de mestrado, Desurmont apresentará o que se faz em termos de sustentabilidade ambiental na vitivinicultura na África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos, França e Chile. No caso dos três últimos países, a propósito, falará na condição de quem visitou sua viticultura sustentável, justamente para aprofundar estudos na área.
O francês abordará, ainda, o fato de que o Brasil, até o momento, não tem projetos consistentes na área. Por outro lado, iniciativas em favor da vitivinicultura sustentável podem representar uma ótima oportunidade para a produção de vinhos na Campanha Gaúcha. Isso porque o ‘bioma Pampa’ – o ecossistema da região – é um dos mais preservados do Brasil, o que pode ser alavancado como elemento de valorização e competitividade para a vitivinicultura regional. “Iniciativas locais com foco em ecologia e responsabilidade social podem se constituir em importante ferramenta que auxilie a comunicação, influenciando o consumidor na escolha de determinado vinho”, diz Desurmont.
O VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e Sebrae-RS, com apoio da Associação Bageense dos Fruticultores e de diversas instituições públicas e privadas. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos e lideranças setoriais e políticas.
O valor da inscrição para o Seminário é de R$ 30,00 para estudantes e, de R$ 60,00 para os demais públicos. Mais informações sobre o evento em http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/metadesul2011/.

Nenhum comentário: