quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Seminário de ovinocultura em Encruzilhada do Sul

Luiz Gustavo Doncato manda informação sobre a segunda edição do Seminário de Ovinocultura de Encruzilhada do Sul e do Jantar do Cordeiro e Vinho , que acontecerão, amanhã, sexta-feira, dia 05/08/2011. A programação será das 9hs até às 17hs no Seminário, no Clube Encruzilhadense, com entrada gratuita. Realização da Associação de Produtores de Ovinos do município e Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a, Emater e sindicato.
Está previsto para o Seminário a participação de Luiz Alberto Carvalho, Médico Veterinário, com o tema Verminose em Ovinos, de Fábio Schlick, Médico Veterinário e Zootecnista da Emater, escritório regional de Bagé, que falará sobre manejo de campo nativo; de Luis Alberto Ribeiro, Méd. Vet. da UFRGS, que abordará o tema produção de cordeiros, de Carlos Souza, com palestra sobre Tecnologia Booroola, que consiste em conseguir selecionar ovelhas e carneiros que produzem mais, via seleção genética, feita através de exames, viabilizando ao produtor o aumento do seu rebanho.
Além desses palestrantes a Embrapa Pecuária Sul trará Marcos Flávio Silva Borba, que discorrerá sobre o projeto da Bacia do Rio Camaquã e, no encerramento, a Médica Veterinária do Sebrae, Marlise Germer, que também é instrutora do Senar. Paralelo ao Seminário, a teceartes, realiza mostra de artesanato em lã ovina produzido em Encruzilhada.
O Secretário Márcio Rassier tem forte expectativa em relação ao crescimento desses eventos, pois em 2010 já houve grande público e interesse. Assim como na edição anterior, são esperadas pessoas de outras cidades, como Canguçu, São Gabriel e Caçapava do Sul. Além disso, destaca que as parcerias desse ano estão maiores, possibilitando assim melhorias tanto no Seminário quanto no Jantar. Além da Administração, Ibravin, e outras, conta com a Câmara de Vereadores, o Sindicato Rural, a Emater, e agropecuárias locais
Já para o Jantar do Cordeiro e Vinho, que será no CTG Rodeio de Encruzilhada, o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) está patrocinando parte do evento, fazendo com que todas as empresas da área viticultora localizadas em Encruzilhada do Sul participem e o público presente terá incluído em seu ingresso o acesso a vinhos, espumantes e sucos de uva durante a noite. Os ingressos para o jantar e essas bebidas estão sendo vendidos na ACI, que fica no edifício Santa Bárbara, por R$ 25,00 por pessoa.
No sábado, no Centro Administrativo, junto ao Prefeito Municipal Artigas Silveira, a Secretaria de Agropecuária homologa a criação da Associação de Produtores de Uva e Vinho de Encruzilhada do Sul, que será um marco no desenvolvimento local dessa cultura, valorizando a cadeia local, divulgando-o no Brasil e Exterior, fazendo com que a região encruzilhadense fique ainda mais conhecida.
Nos últimos dias o Secretário de Agropecuária e Abastecimento, Márcio Rassier, está divulgando o evento também fora do município e convidando a população em geral, e em especial aos produtores que participem, pois o ganho de informações será muito forte, auxiliando a alavancar as potencialidades dos produtores de Encruzilhada do Sul.
Estarei em Encruzilhada do Sul e tentarei participar tanto do seminário quanto do jantar. Aliás, tenho boas lembranças da cidade, pois num encontro de criadores de ovinos fui o responsável pela preparação de cordeiro para cerca de 500 pessoas. Quase morri na beira do fogão preparando cordeiro com pêra para tanta gente, mas, felizmente, tudo saiu bem.

Nenhum comentário: