sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mais uma degustação da Avaliação Nacional de Vinhos

O terceiro grupo de enólogos a degustar os vinhos inscritos na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 terá quatro dias para avaliar 96 amostras. Último grupo entrará em ação dia 23, encerrando esta etapa de degustação de seleção no dia 26 de agosto.
A etapa de degustação de seleção das 383 amostras inscritas por 72 vinícolas na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 segue em ritmo acelerado. Sessenta enólogos já participaram do processo divididos em dois grupos. Já foram avaliadas 192 amostras. Dia 17, entrou em ação o terceiro grupo com mais 30 enólogos, que até segunda-feira, 22, degustam 96 amostras. A degustação de seleção encerra com o último grupo de 30 enólogos entre os dias 23 e 26 de agosto. O resultado somente será apresentado ao grande público no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Os 120 enólogos envolvidos na degustação de seleção são os responsáveis pela avaliação da safra. Durante 16 dias e divididos em quatro grupos, eles participam do maior evento de promoção dos vinhos brasileiros. Reconhecida mundialmente, a Avaliação Nacional de Vinhos é única neste formato. Seu papel no desenvolvimento do setor e na evolução da qualidade da produção nacional é percebida por experts internacionais.
Promovida anualmente pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993, a Avaliação também se constitui na maior celebração dos vinhos do Brasil, reunindo especialistas, enólogos e apreciadores da bebida, além de integrar os profissionais do setor.
A degustação de seleção é feita às cegas, seguindo normas internacionais. Todo suporte técnico é prestado pela Embrapa Uva e Vinho, parceira do evento. A divulgação da relação dos 30% representativos da Safra 2011, ou seja, 115 vinhos, acontece no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, para um público de mais de 700 apreciadores da bebida. Neste dia, 16 amostras selecionadas entre os 30% serão degustadas pelo grande público e comentadas por um painel de convidados especiais formado por especialistas e jornalistas. As inscrições para quem deseja participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 iniciam dia 22 de agosto. Mais informações no site www.enologia.org.br.
Grupo 3 – 17, 18, 19 e 22 de agosto
Grupo 4 – 23, 24, 25 e 26 de agosto
DEGUSTADORES GRUPO 3
Adriano Miolo
Alejandro Cardozo
Anderson de Cesaro
Antoninho Calza
Carlos Zanus
Cleber Andrade
Cleimar Reginatto
Daniel Dall’Onder
Darci Dani
Dario Crespi
Dirceu Scottá
Eder Caldart
Fabio Lenk
Fausto Filippon
Flávio Pizzato
Flávio Zílio
Gabriela Poletto
Gilberto Carnieli
Idalencio Angheben
Ismar Pasini
Ivo Prezzi
Jaime Fensterseifer
João Carlos Taffarel
Márcio Brandelli
Marcio Dallé
Maria Regina Flores
Nei Geraldo Rasera
Plínio Manosso
Regina Vanderlinde
Samuel Cervi

Nenhum comentário: