domingo, 7 de agosto de 2011

Lídio Carraro busca a verdadeira expressão do terroir


Um dos belos vinhedos. Depois da primavera, ficará lindíssimo

Dona Isabel e seu Lidio nas propriedade em Encruzilhada do Sul
Fotos Orestes de Andrade Juniro
.............
Também pioneira na região de Encruzilhada do Sul, a Lídio Carraro, produz quase todas as uvas de seus vinhos de alta qualidade naquela região. Só o Merlot Quorum continua sendo elaborado com uvas do Vale dos Vinhedos. Seu Lidio se apaixonou tanto pela região que deixou os filhos na Serra gaúcha e foi morar, com a esposa Isabel, na propriedade de 200 hectares, 33 dos quais já estão produzindo uvas e ele prepara mais 150 hectares para aumentar a produção. Não é coisa pouca, em matéria de vinífera. Os vinhedos de chardonnay e de pinot noir, poir exemplo, dobraram de tamanho nos últimos três anos.
“O que nós buscamos aqui – explica dona Isabel Carraro – é a verdadeira expressão do terroir. Já temos, e vamos ter mais, uvas próprias para todos os nossos vinhos. Esta terra e este clima garantem um vinho com muito equilíbrio, sem necessidade de qualquer tipo de correção. O álcool muda a cada safra e isso dá um significado maior a nossos vinhos.” Além do Quorum, daSerra, a Lidio Carraro se destaca pelos vinhos Dadiva´s, Agnus, Elos e Singular. Um dos grandes vinhos deles que já bebi foi o Tempranillo.Pena (ou sorte) que ele não tenha sido produzido nos anos de 2007, 2008 e 2009 porque as uvas não tiveram qualidade suficiente. A boa nova, dada por seuLidio, é que haverá um Tempranillo 2010 e outro 2011, pois a safra deste ano “foi espetacular”.
Numa altitude entre 493 e 524 metros, com pouca chuva, solos pobres e secos, os principais vinhedos de Encruzilhada do Sul garantem um vinho de qualidade fora do comum. O secretário da Agricultura do município garante que já existem cerca de 700 hectares de vinhedos. A esperança do município é que mais vinícolas se estabeleçam na região. O prefeito Artigas da Silveira informou que, ao sair da Prefeitura, vai plantar uvas.

Nenhum comentário: