sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Degustação vertical de Lote 43 na Sbav-Miolo


Adriano Miolo, enólogo-chefe do Miolo Wine Group
Arquivo JN
.............
Cidade que atrai cada vez mais as atenções mundiais, o Rio de Janeiro sempre foi sinônimo de vanguarda. E isto não é diferente em se tratando do interesse dos cariocas por vinhos. A Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho do Rio de Janeiro (Sbav-Rio) receberá, no próximo dia 22, Adriano Miolo, um dos mais destacados enólogos brasileiros. O diretor enólogo do Miolo Wine Group aceitou o convite da entidade para comandar uma degustação vertical com cinco safras do Lote 43 (1999, 2002, 2004, 2005 e 2008). É a maior vertical desse vinho já realizada na Cidade Maravilhosa.
Resultado do corte de vinhos das castas Cabernet Sauvignon e Merlot, o Lote43 é elaborado apenas em safras excepcionais na avaliação da vinícola. As uvas são provenientes do Vale dos Vinhedos (RS), no mesmo vinhedo que o patriarca da família, Giuseppe Miolo, se instalou quando chegou ao Brasil em 1897. Sua elaboração adapta o conceito do "cru", que se refere ao pedaço especial de terra cultivada com um vinhedo dentro de uma área de denominação de origem controlada.
Utilizando-se das melhores tecnologias de produção, a Miolo trabalha o Lote 43como o seu vinho ícone no terroir da Serra Gaúcha e ajuda a consolidar a imagem do Brasil como produtor de vinhos de alta qualidade. É um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa.
"Adriano Miolo é um jovem e talentoso enólogo, que protagonizou uma revolução na vinicultura nacional quando convenceu a família a converter os antigos vinhedos da família do sistema de latada para as espaldeiras. Essa ousadia deu uma nova personalidade ao vinho brasileiro, que passou a incorporar práticas mais modernas no cultivo e nas diversas fases da produção. Produtores e consumidores saíram lucrando nesse processo", destaca Paulinho Gomes, presidente da Sbav-Rio.
"O Lote 43 é um dos poucos rótulos brasileiros com nítido potencial de guarda. Analisar a evolução das cinco safras selecionadas será uma grande oportunidade para os apreciadores de vinho", acrescenta Paulo Nicolay, vice-presidente da entidade.
A Degustação Vertical do Lote 43 (safras 1999, 2002, 2004, 2005 e 2008) será, dia 22 de agosto, às 19h30min, na Casa do Filé - Largo dos Leões, 111 (Humaitá), R$ 70,00 (sócios Sbav) e R$ 100,00 (não sócios). Informações e reservas: (21) 2537-2474 (a partir de 13h) ou pelo e-mail secretaria@sbav-rio.com.br. Bem que o nosso crítico de vinhos, Olyr Corrêa, que está no Rio, poderia ir a esta degustação e mandar sua opinião sobre o Lote 43.

Nenhum comentário: