domingo, 7 de agosto de 2011

Crescimento da vitivinicultura na Serra do Sudeste










Artigas da Silveira, o prefeito, Carlos Paviani e Diego Bertolini, do Ibravin, e o secretário da Agricultura de Encruzilhada do Sul







Reunião de produtores de uva e vinho na Prefeitura de Encruzilhada do Sul
Fotos Orestes de Andrade Junior
..........
Os vitivinicultores da Serra do Sudeste, que se dividem ente os que trabalham e produzem em Encruzilhada do Sul e os que fazem a mesma coisa em Pinheiro Machado, estão dispostos a seguir o exemplo da Serra e da Campanha gaúchas e constituir uma associação para defender seus interesses e, principalmente, para fixar a identidade do vinho da região. No sábado, dia 6, sob coordenação do Instituto Brasileiro do Vinho, várias vinícolas já estabelecidas e produtores de uvas se reuniram, na Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul, e lançaram as primeiras bases para a associação. Ficou marcada uma nova reunião para o dia 16, quando o processo terá seguimento. Uma das dúvidas é o nome a ser dado à associação e à própria região. Nem todos concordam com “Serra do Sudeste”, embora eu seja um dos defensores desta designação, já bastante antiga e consagrada.
A reunião foi coordenada por Raymundo Paviani e Diego Bertolini, dirigentes do Ibravin, que salientaram que a decisão será dos próprios participantes. “Nós, dissePaviani, cabe dar assessoria e ver no que é possível auxiliar para a criação e o funcionamento da associação, visando fortalecer esta nova região vitivinícola.”
De acordo com o prefeito Artigas da Silveira, que participou da reunião, Encruzilhada do Sul já possui cerca de 15 produtores de viníferas. Seis são empresas grandes e conhecidas, como Casa Valduga, Lidio Carraro, da Quinta, Aliança, Chandon e Copetti & Czardonay, esta, embora pequena, foi a primeira que já construiu cantina. Os demais sãoprodutores de uvas.A Casa Valduga, que tem um projeto com 270 hectares plantados com viníferas, tem um varejo na região, o que os demais pretendem instituir, pois querem, também, trabalhar com enoturismo. A Lídio Carraro produz todos os seus vinhos, com exceção do Merlot, com uvas de Encruzilhada do Sul.
Pinheiro Machado, que é município limítrofe, também tem cerca de 15 produtores, a maioria só plantadores, mas existe uma empresa grande que já faz e engarrafa seus vinhos na região, a Terrasul, estabelecida na área desbravada pelo Luiz Mandelli, na época da Companhia Vinícola Riograndense, vinhos Granja União, hoje em outras mãos. O entendimento dos pinheirenses com os encruzilhadenses, sem duvida, será fundamental para o crescimento da região e o prestígio do seu vinho.

Nenhum comentário: