quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Avaliação Nacional de Vinhos - Vinhos começam a ser avaliados nesta sexta


Sala de degustação em 2010. Hoje, outra entrará em ação
Foto Gilmar Gomes
..............
Depois de inscritas e coletadas do reservatório diretamente nas vinícolas, agora é a vez de avaliar a safra 2011. Cento e vinte enólogos brasileiros divididos em quatro grupos participam, de 5 a 26 de agosto, da degustação de seleção das 383 amostras inscritas por 72 vinícolas na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011. O primeiro grupo inicia a degustação nesta sexta-feira, 5. Cada grupo de 30 enólogos degustará 96 amostras.
Com o aumento de 48% no número de amostras em relação a edição anterior, também foi necessário ampliar a quantidade de enólogos para atender a demanda nesta etapa da degustação de seleção. Este ano, 120 enólogos brasileiros participam do processo em 16 dias de degustação. Este envolvimento é voluntário e favorece a integração entre os profissionais, um dos objetivos perseguidos pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento. “O enólogo tem competência para avaliar a qualidade da safra. Esta integração de enólogos de diversas regiões do Brasil também nos permite valorizar esses profissionais que há 19 anos também vêm ajudando a qualificar a Avaliação e promover o vinho brasileiro”, destaca o presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi.
A degustação de seleção é realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, com apoio técnico da instituição. A degustação é feita às cegas, seguindo normas internacionais. As amostras serão analisadas em seis categorias, sendo elas: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.
A divulgação da relação dos 30% representativos da Safra 2011, ou seja, 115 vinhos, acontece no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, para mais de 700 apreciadores da bebida. Neste dia, 16 amostras selecionadas entre os 30% serão degustadas pelo grande público e comentadas por um painel de convidados especiais formado por especialistas e jornalistas. As inscrições para quem deseja participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 iniciam dia 22 de agosto. Mais informações no site www.enologia.org.br.
DEGUSTAÇÃO DE SELEÇÃO
Período: de 05 a 26 de agosto
Local: Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves/RS
Número de amostras: 384
Grupo 1 – 5, 8, 9 e 10 de agosto
Grupo 2 – 11, 12, 15 e 16 de agosto
Grupo 3 – 17, 18, 19 e 22 de agosto
Grupo 4 – 23, 24, 25 e 26 de agosto

Nenhum comentário: