quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Avaliação Nacional – abertas as inscrições para os consumidores


Tarso Genro recebeu o convite das mãos de Christian Bernardi, presidente da ABE, e prometeu comparecer
Foto Caco Argemi-PP
............
Estão abertas as inscrições para os apreciadores de vinho que desejam participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011. Este ano, 383 amostras foram inscritas por 72 vinícolas. Dia 24 de setembro, o Brasil vitivinícola passará a conhecer a relação dos 30% representativos da Safra 2011, ou seja, 115 vinhos. Entre eles, uma seleção de 16 amostras é degustada pelo grande público e comentada por um painel de convidados formado por especialistas e jornalistas nacionais e internacionais. As inscrições para quem deseja participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 podem ser feitas através do site www.enologia.org.br.
O evento, considerado o maior e único do gênero no mundo, iniciou ainda em 1993. De lá para cá, em 19 edições, 4.136 amostras avaliadas. Uma participação direta na construção do setor vitivinícola que hoje se apresenta e em sua própria evolução. Com o número de apreciadores participantes neste ano – estão previstos mais de 700 consumidores -, a soma histórica deverá ultrapassar os 11 mil consumidores. Até o ano passado já eram 10.417.
São meses de trabalho. O cronograma inicia com a inscrição das amostras pelas vinícolas, passando pela coleta feita diretamente no reservatório das empresas e pela degustação de seleção com enólogos brasileiros até chegar à divulgação da representatividade da safra para um público de centenas de apreciadores.
A degustação de seleção está sendo realizada no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, com apoio técnico da instituição. A degustação é feita às cegas, seguindo normas internacionais. As amostras serão analisadas em seis categorias, sendo elas: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. Mais informações junto a ABE através do telefone (54) 3452.6289.
A 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 está na agenda do governador Tarso Genro. A confirmação é do próprio chefe do Executivo estadual, que ao receber uma comitiva da ABE, liderada pelo presidente, enólogo Christian Bernardi, na última sexta-feira, 19, informou que o evento já está entre seus compromissos previamente agendados. A visita foi justamente para entregar o convite oficial para participar da Avaliação no dia 24 de setembro. Também integraram o grupo o diretor da ABE, Luciano Vian e o conselheiro, Antonio Czarnobay, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, presença assídua no evento.

Nenhum comentário: