quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vinhos Larentis apresenta ‘Mérito’


Família Larentis brinda os 10 anos da Vinhos Larentis

Enólogo Alderico Sassi serviu e apresentou sua criação
Fotos: Cáren Cristine Dal Mas
..........
Primeiro assemblage da vinícola chegou para comemorar os 10 anos da empresa com um lote de apenas mil garrafas. Mérito. Este é o nome da nova marca de vinhos finos da Vinhos Larentis, no Vale dos Vinhedos. E não foi a toa que a vinícola escolheu este nome. Afinal, como recompensar tanto carinho recebido nesta década? Só com um vinho único, exclusivo, elaborado a partir da união perfeita entre quatro variedades viníferas – Merlot, Cabernet Sauvignon, Ancellotta e Marselan. Para completar, uma pequena partilha de apenas mil garrafas, uma tiragem histórica e especial. Este é o primeiro assemblage da vinícola. O preço praticado no varejo da empresa é de R$ 63,00 a garrafa.
As uvas foram cuidadosamente selecionadas dos melhores vinhedos da família, localizados em uma área nobre do Vale dos Vinhedos, o Villagio Larentis. A escolha das variedades levou em conta dois fatores. O primeiro foi a qualidade da matéria-prima. O segundo foi a sugestão dos quatro sócios fundadores: o patriarca Cilo Larentis e os seus filhos Olivar, Larri e Celso. Cada um indicou uma das uvas. Coube ao enólogo responsável Aldérico Sassi capturar o melhor de cada variedade e buscar na união entre elas o melhor resultado.
As uvas foram harmoniosamente combinadas em proporções definidas pelo enólogo, o que originou um vinho exclusivo, com uma excepcional fineza e complexidade aromática, estrutura de boca com taninos maduros e macios devido à alta maturação das uvas. O vinho passou por envelhecimento em barricas de carvalho norte-americano durante 10 meses e descanso na cave por 18 meses.
O cuidado empregado na produção extremamente limitada resultou em um vinho para colecionadores. A safra é 2008. O lançamento do vinho foi ontem no final da tarde na vinícola em evento alusivo aos 10 anos. A família recepcionou amigos, clientes, fornecedores, parceiros e imprensa com um coquetel regado, é claro, ao vinho Mérito, que pode ser degustado por todos.
Características do vinho
. Variedades: 60% de Merlot, 20% de Cabernet Sauvignon, 10% de Ancellotta e 10% de Marselan
. Graduação Alcoólica: 13% vol.
. Safra: 2008
. Elaboração: Seleção das uvas nos melhores vinhedos da família, elaboração tradicional com maceração prolongada e realização da fermentação malolática durante a maceração. Envelhecimento em barricas de carvalho norte-americano por 10 meses. Descanso na cave por 18 meses.
. Características Organolépticas: Rubi intenso, aroma fino e muito complexo, apresenta notas de evolução, com uma fruta presente. Em boca, taninos macios, estruturado, com final persistente e agradável.
. Harmonização: carnes vermelhas, caças, pratos com molhos condimentados e queijos maduros.

Nenhum comentário: