quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vinhos da Campanha Gaúcha querem conquistar mercado de Pelotas e Rio Grande

As vinícolas da região da Campanha do Estado estarão em evidência na Rodada de Negócios Vinhos da Campanha, programada para a terça-feira, 2 de agosto, na Associação Rural em Pelotas (avenida Fernando Osório, 1754). O evento é promovido pelo Sebrae/RS e pela Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha, com apoio da Associação Rural de Pelotas. Voltada ao mercado de vinhos de Pelotas e Rio Grande, a ação visa a abrir canais de comercialização junto a restaurantes, hotéis e lojas especializadas nas duas cidades. Hoje, a maioria dos vinhos comercializados nesses locais são importados.
“O objetivo é convidar essas empresas a conhecer os vinhos e os espumantes desse novo polo vitivinícola, para que comecem a incluí-los no catálogo de vinhos dos seus estabelecimentos”, explica Tauê Bozzetto Hamm, gestor do projeto Desenvolver o Polo de Vinhos da Campanha Gaúcha, que atende 16 vinícolas e 80 viticultores.
Para auxiliar na divulgação dos produtos, após a Rodada de Negócios será realizada uma palestra com o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Afrânio Moraes, e um coquetel com degustações promovidas pelas vinícolas participantes. “É a oportunidade de os apreciadores da bebida conhecerem a produção de empresas que estão se tornando referência em vinhos finos e que já têm premiações nacionais e internacionais”, diz Tauê.
Os aquecidos mercados de Rio Grande e de Pelotas, que ultimamente têm recebido diversos eventos focados no polo naval e no turismo, são os locais ideais para divulgação dos vinhos da Campanha, conforme Eder Peruzzo. Responsável pela marca Peruzzo Vinhas e Vinhos, de Bagé, ele destaca que a empresa tem registrado “um crescimento de vendas de 20% ao ano. De dez anos para cá, o comércio dos vinhos da região da Campanha aumentou bastante.”
O Rio Grande do Sul é o principal produtor de uvas no País. As regiões da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste são consideradas as zonas mais propícias para o cultivo de viníferas nobres europeias. Em altitudes ao redor dos 300 metros, esses locais proporcionam um clima subtropical semiárido, em que o inverno é úmido e frio e o verão é quente e seco – as características mais propícias para o desenvolvimento de videiras. “As condições climáticas permitem à uva alcançar um alto teor de açúcar”, afirma Hortência Brandão Ayub, proprietária da Vinícola Campos de Cima, de Itaqui. “São vinhos mais estruturados e frutados do que os da Serra Gaúcha, é um estilo diferente”, completa.
Embora a maioria dos vinhedos esteja concentrada nos municípios da Serra, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi, a produção da Campanha têm ganhado destaque nos últimos anos. Atualmente, 15% da produção de uvas para elaboração de vinhos finos do Brasil são provenientes dessa região. As inscrições para o evento, que consiste em coquetel e Rodada de Negócios, podem ser feitas pelo telefone (53) 3241 4203. Embora gratuitas, as vagas são limitadas.
Algumas empresas confirmadas no evento:
Vinícola Campos de Cima, Itaqui
Vinícola Irmão Camponogara, Dom Pedrito
Guatambu Estância do Vinho, Dom Pedrito
Dunamis Vinhos e Vinhedos, Dom Pedrito
Peruzzo Vinhas e Vinhos, Bagé
Vinícola Almadén, Livramento
Fortaleza do Seival Vineyards, Candiota
Programação:
16h – Rodada de Negócios – Vinhos da Campanha
18h – Palestra Vinhos da Campanha Gaúcha – O Sabor de uma Nova Fronteira, com Afrânio Moraes, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha
19h – Coquetel com degustação de vinhos e espumantes

Nenhum comentário: