quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vinho vai muito bem com chocolate

Acompanhando a evolução do paladar brasileiro, grife de chocolate convida Manoel Beato para desenvolver o Seleção do Sommelier Safra 2011, que orienta a degustação apurada do chocolate com vinhos de sobremesa. A tradição de brindar momentos especiais com quem se ama ganha um novo sabor neste Dia dos Pais. O chocolatier Alexandre Costa, presidente da Cacau Show, e Manoel Beato, sommelier chefe do Grupo Fasano, se reuniram para apresentar uma nova tendência de consumo que, certamente, irá surpreender chocólatras e enófilos de plantão, sem mencionar os que apreciam novas experiências gastronômicas.
De um bate-papo bem descontraído e degustações com diferentes rótulos e chocolates gourmet, a dupla criou o Seleção do Sommelier, um produto que harmoniza receitas de bombons com vinhos de sobremesa. São quatro exclusivas receitas de bombons – Passion, Exotique, Forasteiro e Fraise –, que reúnem textura, aroma e sabor muito particulares combinados com excelentes rótulos.
“O brasileiro está começando a apurar seus sentidos em relação ao chocolate, assim como vem acontecendo há alguns anos no mundo do vinho. Nesse universo, a Cacau Show tem sido apontada como uma empresa que teve um papel fundamental na democratização do consumo do chocolate de qualidade, quando tornou acessível a todos degustar produtos com diferentes características, ou, como se diz no mundo do vinho, diferentes terroirs, criando assim um novo conceito no momento da compra do chocolate”, destaca Alexandre Costa.
Forasteiro
Uma receita inspirada na natureza, o bombom Forasteiro celebra a essência do chocolate, a começar pelo seu formato de cacau. Ao primeiro contato, sua textura se mostra macia e, depois, todo o seu vigor de chocolate meio-amargo espalha-se pela boca. Elaborado com 55% de cacau, um dos preferidos dos grandes mestres chocolateiros, o Forasteiro tem acentuado sabor de cacau. Possui base firme, cobertura macia e delicioso recheio de ganache, um creme de origem francesa que dá o toque gourmet à receita. O aroma marcante e a textura consistente fazem deste bombom um chocolate ainda mais versátil para saborear com vinho. Os vinhos e tipos de uvas selecionados pelo sommelier para este bombom são:
Pedro Ximenez. Acaricia, suaviza o chocolate e chama o sabor caramelo. União de estruturas com raça, que ressalta o vinho e o chocolate.
Banyuls. Encontro vibrante, intenso e um pouco picante, devido ao lado nervoso do vinho (acidez/tanino). O Banyuls tem sabor de chocolate e realça o protagonista, que é o cacau.
Madeira Malmsey. Branco suave intenso, denso e fresco, capaz de conversar de igual para igual com o chocolate. Aromas de conhaque, madeira molhada e frutas passas. A acidez pontuda confere vivacidade ao chocolate.
Passion
Um dos segredos deste bombom está no recheio cremoso de ganache de chocolate ao leite com notas marcantes de maracujá. Conhecido como “fruto da paixão”, o maracujá é o ingrediente principal e dá o tom cítrico e refrescante a esta especialidade. Coberto de chocolate branco, o bombom Passion possui base e riscas de chocolate meio-amargo com 55% de cacau, que equilibram o sabor e criam uma experiência rica e harmoniosa. Os aromas de maracujá, chocolate branco e chocolate meio-amargo são um convite ao paladar e intensificam o prazer da degustação. Sugestões de vinhos e tipos de uvas para harmonizar:
Riesling. Tem frescor acídulo que se contrapõe à doçura do chocolate. Sabores intensos, como o de frutas cristalizadas, complementam o paladar.
Moscatel. Vinho branco suave e denso da uva moscatel, intenso e envolvente como o chocolate. A textura licorosa do vinho envolve e abraça o chocolate, fundindo-se a ele. Seus aromas de compota de frutas brancas se evidenciam e são tão intensos quanto o do chocolate, além de oferecer outros sabores, como o floral, valorizando a composição.
Gewürztraminer. Doce, perfumado, com aromas florais entre outras fortes fragrâncias. Uma excelente combinação com o chocolate.
Exotique
Contemporâneo, o bombom Exotique aposta no contraste de sabores para compor o seu recheio. O chocolate reúne três inusitados elementos: flor de sal, avelã e um toque de canela. A flor de sal é um dos tesouros da gastronomia francesa e confere textura crocante e sabor delicado. A canela é exótica, aquece o paladar e dá o toque picante e terroso – seu aroma adocicado desperta os sentidos. Já a avelã agrega cremosidade, tornando o recheio ainda mais irresistível. O Exotique possui base de chocolate meio-amargo com 55% de cacau e cobertura de chocolate ao leite com 34% de cacau, realçados pelo delicioso pralinê de avelã. O resultado é uma combinação exótica, que torna a harmonização com o vinho ainda mais surpreendente. Veja três opções de harmonização:
Vin Santo. Suave e fresco com aroma amadeirado. Casamento de sabores pungentes e complexos. Da doçura da primeira sensação para o divergente final com seu brilho agridoce.
Banyuls. Tinto suave e cheio de força com sabores de vinho velho, que lembram vermute e se integram ao chocolate. O tanino do vinho dá firmeza e um tom austero ao par.
Pedro Ximenez. Quase sempre dominador, aqui encontra um chocolate igualmente presente. Combinação exuberante.
Fraise
O Fraise é um bombom que vai provocar surpresas ao paladar. Com base de chocolate meio-amargo, possui recheio cremoso de ganache de chocolate ao leite com morango. É um chocolate elegante, que combina sabores de chocolate e morango, envoltos por uma cobertura cremosa com um contraponto crocante dos pedacinhos da fruta. O aroma característico e o gosto levemente cítrico da fruta, em sintonia com o sabor intenso do chocolate, resultam em uma sofisticada receita. Alem disso, o morango já é um clássico na combinação com o vinho, porque acentua o sabor da bebida.
Porto Ruby. Tinto suave frutado e floral. Faz com que se soltem os sabores do chocolate. Frutados se encontram, e os aromas do vinho dão tempero ao chocolate.
Tintos suaves de colheita tardia, como italianos e espanhóis. Mais delicado e igualmente intenso que o porto, intensifica o frutado. Uma fusão feliz.
Pedro Ximenez. O mais doce e denso dos vinhos, com aromas de licores, banana-passa e melado. Um vinho potente, mas que enriquece todo tipo de chocolate. Nesse caso, texturas se entrelaçam, e surge um sabor de morango flambado.
O lançamento Seleção do Sommelier traz ainda um livreto com dicas para harmonizar chocolates com vinhos, além de um bate-papo entre o chocolatier Alexandre Costa e o renomado sommelier.
Preço a partir de R$ 29,90.
Fundada em 1988, a Cacau Show se tornou, em apenas 23 anos, a maior rede de chocolates finos do mundo. São mais de 1.040 franquias em operação nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais de todo o Brasil. Com uma produção de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação, e também é uma especialista em trufas, com mais de 25 sabores. O espírito empreendedor de Alexandre Tadeu da Costa, presidente da empresa, tornou a marca referência no mercado nacional. Para o empresário, tudo isso tem um significado ainda maior. Cada trufa, tablete ou bombom é uma forma de despertar um sorriso. Por isso, a Cacau Show se esforça ao máximo para oferecer uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos e momentos.

Nenhum comentário: