quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vinho e arte na Villa Francioni








Tereza Martorano, pintura naif, expõe na Villa Francioni
.............





A Villa Francioni, vinícola que produz alguns excelentes vinhos, em São Joaquim, Santa Catarina, tem, também, uma galeria de arte e, neste momento, mostra a exposição Poemas que a Terra Escreve de Tereza Martorano. A exposição retrata uma íntima convivência da artista com a natureza e a observação de seus ciclos – presta uma homenagem às árvores, paixão antiga da artista, que vive rodeada por elas em sua casa-ateliê de São Joaquim, região serrana de Santa Catarina.
Poemas que a Terra Escreve apresenta 20 telas e sete esculturas em aço escovado - suporte inédito no trabalho de Tereza, que é referência na pintura naïf brasileira. Nesta mostra a artista também mostra pela primeira vez sua coleção de folhas.
O visitante também poderá conferir o catálogo da exposição. O livro tem 40 páginas e contém textos do escritor Fabio Brügemann, da crítica de arte Lygia Helena Roussenq Neves, da curadora Vanessa Schultz e da própria artista, além de imagens das obras, da artista e de seu ateliê e jardim.
As esculturas marcam uma nova etapa na carreira da artista, que planeja levar sua arte para as ruas em painéis e obras no espaço público. Nas telas, trabalha com colagem, acrílico com pastel e acrílico sobre tela.A mostra foi apresentada pela primeira vez em novembro de 2010 em Florianópolis, Santa Catarina.
Nome de referência na pintura naïf brasileira, Tereza Martorano nasceu em São Joaquim, cidade da serra de Santa Catarina, onde vive e trabalha rodeada pelas árvores nativas, flores e animais silvestres da região. Esta paisagem bucólica repleta de montanhas e planícies, o clima ameno da serra, as araucárias e outras árvores nativas, servem de inspiração para sua obra, cuja temática central retrata os costumes, as tradições, a cultura e o modo de vida do povo serrano – muito diverso do “país tropical” que estamos acostumados a ver. A artista iniciou sua carreira em 1974 e, desde então, participa de importantes mostras coletivas como a Bienal da Arte Naïf, organizada pelo SESC de São Paulo. Realizou inúmeras exposições individuais como a recente “Entre as cores e o ar”, exposição que itinerou por São Joaquim, Florianópolis, Porto Alegre, Blumenau e Joinville. Suas obras integram o acervo de instituições culturais como o Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Pintura Primitiva da Cidade de Assis, Museu de Arte de Joinville, Museu de Arte de São Joaquim, Dronninglund Kunstcenter na Dinamarca, além de coleções públicas e privadas na Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Suíça, e em vários estados brasileiros. Foi premiada com referência especial na III Mostra de Pintura Popular na cidade de Bauru, SP; Menção honrosa na Mostra Nacional de Arte Ingênua e Primitiva na cidade de Piracicaba, SP; Diploma de Mérito no I Salão Chapecoense de Artes Plásticas e ganhou a Homenagem Cassi – doze artistas brasileiros / Arte Naïf. Possui verbetes nas seguintes publicações: Pintura Primitiva Naïf, de José Nazareno Mimessi, Artes Plásticas Brasil, de Júlio Louzada e Bienal Naïfs do Brasil, publicado pelo SESC e Indicador Catarinense de Artes Plásticas, de Harry Laus.
Arte Naïf (Arte ingênua, Arte primitiva) caracteriza-se pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres - fora dos padrões usuais -, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística.
Fonte: Itaú Cultural – http://www.itaucultural.org.br
Serviço
Poemas que a Terra Escreve – Árvores de Tereza Martorano
Exposição de pinturas e esculturas
Período: Até 31 de agosto de 2011
Local: Villa Francioni – São Joaquim SC
Endereço: Rod SC 438, KM 70
http://www.villafrancioni.com.br
(49) 32331918

Nenhum comentário: