quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tornaghi acabou com o vinho da minha pescaria: Don Melchor 2004

Eu gosto do vinho chileno Don Melchor, todos os anos compro uma ou duas caixas para levar para as pescarias que faço lá no Sarandi, junto ao rio Quarai, em Sant´Ana do Livramento, maso Cláudio Tornaghi parece que não gostou de um Don Melchor 2044. Ao menos, foi o que ele escreveu e intitulou Marmelada. Pelo texto, ele acabou comigo e com o meu gosto. Leia:
“O anfitrião, que conhece meus gostos, foi logo me recebendo com uma taça de Champagne que acompanhou perfeitamente o risotto de foie gras.
Quando meu amigo serviu peito de pato achou por bem me impressionar com uma etiqueta caríssima: DON MELCHOR 2004.Já no nariz percebi que seria um vinho “duro de beber”. Madeira mal resolvida parecendo uma floresta de eucaliptos, concentração excessiva, quase mastigável lembrando marmelada... Um vinho com 90% de adega e 10% de vinha.
O Don Melchor já foi considerado o 4º do mundo, pela Wine-Casacateitor de sempre, mas, para mim, é simplesmente imbebível.
Seus agressivos 14.5°, a floresta de eucaliptos, a marmelada etc. me bloquearam a garganta de tal forma que não consegui beber a taça toda.
Um Cabernet Sauvignon caro, totalmente dispensável e produzido para depenar os eno-tontos de sempre. Pior de tudo: há quem acredite que o Don Melchor é um grande vinho.”

Nenhum comentário: