domingo, 10 de julho de 2011

Safra de vinho 2011 será a melhor dos últimos anos


Michel Rolland e Adriano Miolo
Foto Norio Ito/D
.................
A safra de vinho 2011 do Rio Grande do Sul será a melhor, em qualidade, dos últimos anos, comparável ou até melhor do que a de 2005, considerada, até então, a de melhor qualidade. A informação é de quem entende do assunto, o francês Michel Rolland, enólogo mais influente do mundo, segundo o jornal The New York Times, e o mais importante especialista em vinhos do planeta nos últimos 25 anos, na avaliação da BBC de Londres. Rolland é uma unanimidade no mundo do vinho como um dos maioes especialistas do assunto de todos os tempos. Graduado pelo Instituto de Enologia de Bordeaux, presta consultoria a mais de 100 vinícolas de 12 países, inclusive Brasil, Argentina e Chile. Nasceu no Pomerol, na Fraçna, terra do merlot, e é, como eu, um apaixonado por este vinho.
Estive com Rolland, na noite de 7 de julho, na Casa da Fazenda, restaurante famoso do bairro Morumbi, em São Paulo, onde ele promoveu o lançamento das novas safras de vinhos do Miolo Wine Group, ao lado do enólogo-chefe da Miolo, Adriano Miolo, e em presença de parceiros e sócios do grupo, como Darci Miolo, João Benedetti, da Lovara, e Ivan Magalhães (representando o narrador esportivo Galvão Bueno, que produz um vinho com eles). Raul Anselmo Randon, que produz o RAR com os Miolo, também não compareceu, porque precisou fazer uma cirurgia ocular. Rolland comemorou nove anos de consultoria para o grupo, o qual ajudou a desenvolver seus melhores vinhos, e renovou o contrato, sem falar em valores, um dos segredos mais bem guardados das adegas brasileiras.
Adriano Miolo confirmou a extraordinária qualidade da safra 2011, principalmente a dos vinhos oriundos da região da Campanha, a nova província vinícola brasileira. Disse que uma boa conjunção de clima – chuva, calor e frio em momentos adequados – contribui para a qualidade da uva, que resultou num vinho “extraordinário”.
Num clima de descontraído, nos belos salões da Casa da Fazenda, houve lançamento e degustação dos melhores vinhos do grupo. Um variado cardápio de comidas brasileiras, além de um pata negra delicioso, intercalava um vinho eoutro. Foram apresentados e degustados RAR Viognier 2010 e RAR Pinot Noir 2010, do projeto de Campos de Cima da Serra (RS), em parceria com Raul Anselmo Randon; Bueno Paralelo 31 2009 e o espumante Bueno Cuvée Prestige 2009, da associação com Galvão Bueno; Cuvée Giuseppe Chardonnay 2009, Miolo Lote 43 2008, Miolo Merlot Terroir 2009, Gran Lovara 2006 e espumante Miolo Millesime 2009, dos projetos Vale dos Vinhedos e Serra Gaúcha; o espumante Terranova Brut Rosé, o licoroso Terranova Late Harvest e o Brandy Osborne, do projeto Vale do São Francisco, na Bahia; o Sesmaria 2008, o Castas Portuguesas 2008 e o Cabernet Sauvignon Quinta do Seival 2008, do Projeto Seival Estate, em Candiota, na Campanha. Também da Campanha foi dada uma primícia do Tannat Velhas Vinhas 2011, que ainda está na barrica e que será colodocado no mercado em 2012/2013. É um vinho produzido com vinhas de mais de 35 anos, plantadas pela National Distiller´s-Almadén quando iniciaram o projeto em Sant´Anna do Livramento.

Um comentário:

Breno Raigorodsky disse...

É a Miolo não para de fazer coisa boa. Conheço bem a maioria dos vinhos citados e estes RAR aguardo com ansiedade!