terça-feira, 12 de julho de 2011

Recorde de amostras reflete expectativa da Safra 2011


Avaliação Nacional de Vinhos; amostras serão avaliadas pelos enólogos no mês de agosto
Foto: Gilmar Gomes
...........
O número de amostras inscritas para a 19ª Avaliação Nacional dos Vinhos comprova o que Michel Rolland e Adriano Miolo disseram, dia 7, em São Paulo: a safra de vinhos 2011 será uma das melhores dos últimos anos. Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 19ª edição reunindo 384 amostras, número nunca antes alcançado. Estados como Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo ampliaram participação, além de Minas Gerais que não figurava entre os inscritos.A expectativa do setor vitivinícola em relação aos vinhos desta safra é das melhores. Isso porque o comportamento climático foi favorável, resultando em uvas de qualidade, que aliadas aos amplos investimentos em enologia e maquinário, contribuem para a elaboração de vinhos e espumantes com qualidade superior. Uma prova de que a aposta é real é o número de amostras inscritas para a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011. Este ano estarão sendo avaliadas 384 amostras de 72 vinícolas brasileiras. Este mês acontece a coleta dos vinhos nas empresas e em agosto inicia a degustação de seleção para somente no dia 24 de setembro apresentar ao público a representatividade da Safra 2011.Desde 1993, quando a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realizou a primeira edição do evento até o ano passado, nunca foi registrado um número tão expressivo de amostras, o que para a entidade é fator de orgulho, pois comprova a forte relação com a evolução do vinho brasileiro. “A Avaliação Nacional de Vinhos serve como balizador do setor, sendo uma importante ferramenta aos produtores, além de vitrine dos produtos brasileiros”, destaca o presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi.O aumento de amostras em relação a edição anterior foi de 48%. De 260 o número subiu para 384. “O crescimento do número de amostras não só denota o que foi a safra, mas também mostra a confiança que as vinícolas têm no trabalho que a ABE desenvolve”, enfatiza Christian Bernardi. A adesão das vinícolas registrada este ano no evento é ainda mais significativa se olharmos para o aumento da representatividade por Estado. Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo ampliaram o número de amostras inscritas em relação ao ano passado (ver quadro abaixo). O Rio Grande do Sul chegou a um incremento de 50% nas inscrições. Este panorama mostra que o desenvolvimento da cadeia produtiva da uva e do vinho avança em novas regiões produtoras brasileiras.
Se analisarmos os últimos cinco anos veremos que este crescimento é ainda mais expressivo, pois demonstra a forte presença do setor na Avaliação. Em 2006, por exemplo, foram 252 amostras de 63 vinícolas. Em três anos – de 2006 a 2008 – mesmo com o número de vinícolas se mantendo praticamente estável a quantidade de amostras foi aumentando consideravelmente, chegando a 318 vinhos em 2008. Já em 2009, com 308 amostras, o salto foi nas vinícolas chegando a 70 empresas. No ano passado, os números caíram devido a safra que não apresentou um comportamento satisfatório (260 amostras de 55 vinícolas).
Apesar de ser difícil de mensurar, a Avaliação Nacional de Vinhos consolidou-se com um verdadeiro instrumento de avaliação das vinícolas do Brasil. Único e com distinção mundial pela sua estrutura e resultados alcançados, o evento permite traçar um panorama do desempenho dos produtos daquela vindima.
Durante o mês de julho, enólogos percorrem o Brasil para coletar as amostras diretamente das vinícolas. A partir de agosto, mais de 100 enólogos brasileiros estarão avaliando as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. Somente no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves é que centenas de apreciadores de vinho conhecerão a representatividade da Safra 2011. As inscrições para o público iniciam dia 22 de agosto. Mais informações no site www.enologia.org.br.

ESTADO Amostras 2010 Amostras 2011
Bahia 03 04
Minas Gerais 04 06
Paraná 01 05
Rio Grande do Sul 231 346
Santa Catarina 13 20
São Paulo 02 03

Nenhum comentário: