quinta-feira, 14 de julho de 2011

Larentis, os primeiros 10 anos de um sonho


Vinhedos próprios e ao fundo a vinícola

As ricas uvas daesplêndia safra de 2011
Fotos: André Larentis
............
A Família Larentis comemora uma década de vinícola apostando na produção limitada de vinhos. Aniversário será comemorado com evento e lançamento de nova marca. A vida da Família Larentis no Vale dos Vinhedos é simples, mas prazerosa. O trabalho praticamente é o mesmo todos os dias, mudando conforme as estações do ano. Afinal, é a terra que determina qual será a próxima tarefa. Mas se tem uma coisa que nunca muda é o amor e a dedicação ao vinho, sentimentos que acompanham a família por gerações e que ajudaram a conquistar os primeiros 10 anos da Vinhos Larentis.
Todos, sem exceção – pais, filhos, netos e irmãos -, emprestaram seu tempo e suas habilidades para criar uma vinícola com jeito familiar. Quem visita a Vinhos Larentis tem a experiência de conhecer na prática um dia de trabalho de uma família que mora no Vale dos Vinhedos e vive da elaboração de vinhos. Larri, Celso e o patriarca Cilo Larentis são os responsáveis pelo cultivo e colheita das uvas, além da elaboração dos vinhos, sempre acompanhados pelo enólogo Alderico Sassi. Eles sempre estão no entorno da vinícola e nos finais de semana auxiliam no atendimento aos turistas. Olivar é o responsável administrativo da cantina e o sobrinho André, que também é enólogo, é quem cuida da área comercial. A organização interna fica a cargo da matriarca da família, Romilda Larentis. É ela que tem o poder de manter todos unidos em torno das tradições, além de trabalhar na rotulagem e expedição. Mas é com Vera e Rejane que os visitantes se encantam. Afinal, são elas que fazem a recepção, visita guiada e degustação.
Todos vivem no Villaggio Larentis, o maior legado da família. Uma área nobre no Vale dos Vinhedos com 18 hectares, cultivada por vinhedos de variedades superiores como Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot, Pinotage, Ancellotta e a branca Chardonnay. A cultura é latente, com a preservação de costumes como o dialeto vêneto e a tradicional polenta nas refeições. Os cuidados são diários. E a recepção é sempre calorosa.
Peculiar, pitoresca e muito simpática, a Vinhos Larentis está 10 anos mais madura. Sem deixar de lado a autenticidade que vem conquistando apreciadores de todo o país, a vinícola dá mais um passo num sonho plantado ainda em 2001. Mantendo a filosofia inicial de elaborar vinhos finos com qualidade superior em pequenos lotes, a empresa comemora sua primeira década com um novo sabor que, além de diversificar sua linha de produtos, também lança uma nova marca no mercado. A novidade será apresentada no coquetel de aniversário, que será oferecido para convidados no dia 27 de julho na própria vinícola.
Com uma capacidade fabril de 100 mil litros a vinícola produz atualmente 80.000 litros por ano. Hoje com uma linha composta pelos vinhos Reserva Especial (Ancellotta, Merlot, Cabernet Sauvignon e Marselan), pelos Varietais Nobres (Pinotage, Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay), pelos Espumantes (Brut e Moscatel), pelo Bag-in-box Vigna D’Oro (tinto e branco seco) e pelo Vigna D’Oro (tinto e branco suave), a Vinhos Larentis aposta no controle da qualidade em todo o processo.
Os vinhos e espumantes Larentis podem ser adquiridos no próprio varejo da empresa ou através do site www.larentis.com.br. O principal canal é a venda direta ao consumidor. Entretanto, a vinícola está desenvolvendo ações para distribuir os produtos em casas especializadas e restaurantes, principalmente do RS e SP. Com excelente custo-benefício os produtos caíram no gosto dos brasileiros.
A família Larentis, emigrada dos Alpes (Itália) em 1876, chegou ao Brasil e estabeleceu-se na Linha Leopoldina, atual Vale dos Vinhedos, onde três gerações consolidaram a vocação pela vitivinicultura sempre presente na família. No ano de 2001 a produção artesanal foi convertida em uma moderna vinícola, um sonho que sempre acompanhou a família.
Com uma estrutura de tanques de aço inox, barris de carvalho norte-americano e equipamentos de última geração, a Vinhos Larentis começa, então, a elaborar vinhos finos com produção limitada. Já no início, a qualidade é evidenciada e a vinícola começa a ostentar em seus vinhos o Selo de Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos, uma garantia de origem com qualidade do Vale dos Vinhedos.
A primeira safra em 2001 já possibilitou a elaboração dos primeiros vinhos orgulhosamente apresentados aos apreciadores e enófilos de todo o país com a marca Larentis. Com vinhedos próprios cultivados em sistema espaldeira, a empresa se dedica ao manejo adequado, a elaboração de cada produto e ao atendimento diferenciado, cuidados que passam integralmente pelas mãos da família. Estar no Vale dos Vinhedos é mais um diferencial da Larentis, que aposta no enoturismo para conquistar mais apreciadores da bebida.

Nenhum comentário: