quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lançados os vinhos Camponogara


Sady e Adair Camponogara colocaram três varietais no mercado
Foto Futura-RS
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Os vinhos Rota 293, da Vinícola Camponogara, de Dom Pedrito, foram apresentados aos enófilos e à crítica de vinhos porto-alegrense, na noite de 12 de julho, no restaurante Forno & Fogão, que entrou com massas muito bem preparadas. O evento, coordenado por Henrique Borges, teve a presença dos irmãos Camponogara, Adair e Sady, que falaram sobre seu trabalho, que começou como produtores de uvas para grandes vinícolas – Salton, Miolo e Almadén -, nos anos da década de 1990 e hoje evoluiu para a produção de vinhos próprios, diante do grande desenvolvimento do setor e do crescimento da demanda brasileira por vinho.
Os Camponogara apresentaram seus três primeiros tintos – Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon, safra 2009 – que foram bem recebidos pelos enófilos e críticos que estavam no jantar. Henrique, que funcionou como mestre de cerimônia, informou que a região da Campanha do Rio Grande do Sul, a Nova Califórnia brasileira, já é responsável por 15% dos vinhos finos produzidos no país. A vinicola Camponogara, dos irmãos Adair e Sady Camponogara, fez o primeiro lançamento, em Dom Pedrito, dia 31 de maio, no restaurante Cumbuca.
O lançamento começou com a degustação de um espumante muito interessante, embora adocicado demais, ainda sem definição, porque, segundo Adair Camponogara, está em experimentação. Só com o passar do tempo eles irão decidir se o colocarão nomercado ou não e, se isso acontecer,será em 2012. Vários enófilos ficaram curiosos sobre os varietais usados para fazê-lo. Perguntamosao Adair e ele manteve o segredo.
A família produz uvas de alta qualidade desde o ano de 1990. Os Rota 293 chegaram ao mercado nas variedades Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, produzidos com uvas da safra 2009. " É a concretização de um sonho, que foi embalado com muita dedicação, paixão e trabalho. Nosso vinho chega ao mercado sem nenhuma pretensão de ser o melhor, embora tenha história e qualidade para tanto. Somos, desde o momento do lançamento oficial do nosso produto, mais uma boa opçaõ para os apreciadores dos bons vinhos da campanha", disse Adair Camponogara.
Com um projeto mercadológico e com roupagem planejada e produzida pelo Grupo Futura.rs, o vinho Rota 293, tem uma apresentação clean, com valorização de tons claros e, com modernidade na sua tipologia, garantindo assim, fácil identificação dos varietais e das demais informações relevantes, tais como: safra, origem e procedência. O Rota 293, dificilmente, será encontrado nas gôndolas das grandes redes, pois o foco do seu departamento comercial serão os bares, restaurantes, vinotecas e lojas de delicatessen.
Outro diferencial do Rota 293 será a utilização e a valorização do comércio eletrônico. Através do site: www.camponogara.com.br, apreciadores e interessados de todo Brasil poderão comprar o vinho, sendo a entrega feito diretamente no endereço do comprador. " Temos uma estratégia de vendas, que vai usar muito a internet, para nos aproximar do mercado e do nosso publico alvo. Vamos vender e entregar de forma muito dinâmica, garantindo conforto e segurança para nossos clientes" afirma Camponogara.
A região da Campanha já abriga 16 vinícolas, segundo Afrânio Morais, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. São 1,3 mil hectares plantados em nove municípios por 150 produtores, responsáveis por 15% da produção brasileira de uvas viníferas."Produzimos 8 milhões de quilos por ano, mas esperamos chegar a 15 milhões de quilos em cinco anos", afirma Moraes.
Os atrativos da região também chamaram a atenção da Salton. Em 2010, a vinícola adquiriu 700 hectares em Santana do Livramento. Já foram plantados 30 hectares, cuja primeira colheita está prevista para 2013. O plano da empresa é investir até R$ 5,5 milhões anuais até 2015 na propriedade, cultivando mais 100 hectares por ano. Acompanhando a tendência de crescimento da região, novas empresas também estão surgindo. A Casa Valduga adquiriu terras em Quarai.
O produtor Adair Camponogara começou a plantar uvas em Dom Pedrito ainda na década de 1990, em parceria com a Almadén. Mas desde 2009 resolveu investir na produção própria de vinhos, criando a vinícola Camponogara." Investimos em torno de R$ 1,5 milhão para implantar a cantina", informa. Em sua propriedade, planta 12 hectares, com uma produtividade média de 10 toneladas por hectare. Mas até 2012 vai expandir a área cultivada com parreirais para 20 hectares.

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