sábado, 23 de julho de 2011

Herdade Cadouços 2006 é um tinto que vai bem com cordeiro


O belo prato de cordeiro com lentilha italiana

Chef Michel Vallandro do Umberto Restaurante
Fotos DU/JN
........................
Noite destas, fria e chuvosa, degustei um belo tinto português que caiu muito bem com a carne de cordeiro preparada pelo chef Michel Vallandro, no Umberto Restaurante, em Porto Alegre. Fui até lá, com o Arfio Mazzei, do Jornal da Noite, e pedimos o cardápio surpresa do chef, que se encarregou de sugerir o vinho: o tinto Herdade Cadouços - Colheita 2006. Lá do Ribatejo, em Portugal, vinho que recebeu a medalha de prata no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, em Portugal. Aprovamos. Vinho de estrema elegância com aromas de frutas vermelhas e cor rubi intenso, agradável passagem de boca com pleno preenchimento de paladar e um final persistente. Devido a sua vinificação natural e moderna proporciono um prazer sem igual.
Graduação alcoólica: 14%
Foi no jantar das Quintas com Cordeiro, montado com carinho e competência pelo chef Michel Vallandro, no Umberto Restaurante (rua Mata Bacelar, 132), vale a pena degustar. É cozinha franco-italiana contemporânea de primeira qualidade. Estivemos lá numa noite fria e chuvosa e o vinho português Herdade Cadouças 2006, do Ribatejo, parece que caiu até melhor. A casa tem um ambiente bonito, clean, bem decorado, com o uso de algumas peças antigas, uma bicicleta e uma motoneta, paixões de Vallandro, que gosta de contar que construiu seu primeiro restaurante carregando tijolo e cimento naquela motoneta.
O chef Vallandro tem paixão pela cozinha e gosta e descobrir e apresentar ao cliente os melhores sabores da estação e, até mesmo, do dia, conforme o clima, conforme os ingredientes que encontra no mercado e até conforme os ventos. A casa tem três ambientes e comporta até 100 pessoas comodamente. Música ambiental delicada e muito apropriada.
A comida é delicada e bem trabalhada. Normalmente, são cinco pratos, a R$ 75,00 por pessoa, mas, atendendo reivindicações, o chef está criando uma alternativa de quatro pratos, a R$ 45,00 por pessoa. O couvert, com pães caseiros aromáticos, é tão delicioso, que se você não cuidar, acabará comendo demais e perdendo a fome diante dos demais pratos. Tem manteiga fresca, pasta de beringela, fois grãs, compota de ameixa e outras surpresas.
A entrada pode ser um suave creme de champignons à provençal com cebouletes frescas, enquanto a salada são conchiliones recheados com queijos, folhas ao vinagrete de cebolin. O primeiro prato,um entrecot de suíno marinado e grelhado com polenta cremosa e ragout de tomates. O segundo, um carré de cordeiro em crosta de ervas com lentilha italiana ao molho rothi. E, finalmente, a sobremesa, uma mil folhas de peras confit em açafrão e especiarias e vinho branco, com sorvete de gengibre e lâminas de castanha do Pará.
Sem dúvida, um belo jantar, que mostra e enaltece as qualidades do chef Michel Vallandro. O restaurante está situado num local elegante, entre a Maryland e a Nova Iorque. Vá lá.

Nenhum comentário: