domingo, 5 de junho de 2011

Wine Gourmet Show em Porto Alegre


Juan Teixeira - enólogo da Justino´s Madeira,no I Wine Gourmet Show, em Porto Alegre


Fabrice Rosset, presidente da Casa Deutz





Denis Dubourdieu, o mago do vinho branco

Wine Gourmet Show lotou um dos salões do Hotel Sheraton, em Porto Alegre
............
O I Wine Gourmet Show realizado no dia 30 de maio, no Sheraton Porto Alegre Hotel, pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora reuniu cerca de 500 pessoas entre enófilos, gourmets, sommeliers, confrarias e empresários do setor de enogastronomia de todo o Estado. As duas
empresas trouxeram a Porto Alegre nada menos do que 40 exportadores. Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da Porto a Porto, Adilson Carvalhal Jr., diretor da Casa Flora, Hugo Sola, gerente regional, auxiliados pela enóloga Carolina Pozzebon e equipe das duas empresas, não
pouparam esforços para mostrar as novidades. Os melhores rótulos, considerados "tops" da principais regiões produtoras de vinhos e champanhes de todo o mundo estiveram presentes.
Alguns dos meus conhecidos que foram lá, como Elson Furini, do restaurante Barranco, e o publicitário Gil Kurtz, elogiaram a organização e a qualidade dos vinhos e dos demais produtos apresentados, mas acharam que foram convidadas muitas pessoas não diretamente ligadas com o setor. Muita gente, principalmente jovens, pareceu que foram lá só para beber, disse-me o Furini.
O evento contou também com palestrantes de alto nível como a do francês Denis Dubourdieu considerado o "mago do vinho branco francês". Ele falou sobre a importância dos vinhos brancos no mundo e seu crescente mercado. Dubourdieu é tanto um cientista e um médico da
vinha e do vinho. Agrônomo por formação, professor de Enologia na Universidade de Bordeaux desde 1987, desenvolveu suas atividades de pesquisa em leveduras, aromas e colóides. É considerado um dos melhores especialistas da vinificação e envelhecimento de vinhos da Europa. Simultaneamente, Dubourdieu é produtor e enólogo na vinícola da família, a Denis Dubourdieu Domaines, consultor e conselheiro de muitos produtores em França e no estrangeiro.
O chef francês Roland Villard, reconhecido com o prêmio da Academia Culinária Francesa e que atualmente assina o menu do restaurante Le Pré Catelan do Sofitel do Rio de Janeiro, onde conquistou por diversos anos a pontuação máxima do Guia Quatro Rodas como melhor restaurante francês, também foi um dos destaques do evento. Ele realizou um workshop em que os participantes puderam degustar os excelentes Château Reynon Sauvignon Blanc (Denis Dubourdieu), Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc (Vinícola Santa Carolina) e o Reserva de Família Carmenère (Santa Carolina). Os vinhos foram harmonizados com queijos e Villard deu uma verdadeira aula sobre o assunto.
Juan Teixeira, enólogo preparado para controlar todas as operações da Justino Henriques & Filhos – maior produtor de vinho da Madeira e com as mais modernas instalações da região, também apresentou seus produtos em uma "aula sobre o vinho madeira". Atualmente os produtos da Justino´s Madeira representam uma revolução tecnológica na enologia mundial, sendo várias vezes premiados por sua alta qualidade.
O francês Fabrice Rosset, presidente da Casa Deutz, também participou do evento. Ele devolveu o prestígio à empresa criada em 1838 em Aÿ, coração histórico de Champagne. Hoje a Deutz é uma marca autônoma, de consagrado sucesso. Entre as inúmeras contribuições do executivo para Deutz, o desenvolvimento da marca Amour de Deutz. Os produtos da Deutz
foram muito apreciados pelos participantes do Wine Gourmet Show.
Segundo Hugo Sola, gerente regional da Importadora Porto a Porto e Casa Flora que possui show room no DC Shopping, com menos de dois anos de operação a unidade já é a segunda em faturamento da empresa, perdendo apenas para a matriz no Paraná. As expectativas são otimistas e a empresa deverá ter um crescimento de 20% no ano de 2011.

Nenhum comentário: