domingo, 26 de junho de 2011

Um grande vinho da Valduga

O Casa Valduga Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2007, da Vinícola Casa Valduga,lá de Bento Gonçalves, é um grande vinho. Lembro bem dele porque o bebi em companhia do João Valduga, numa tarde quente, na sombra das parreiras próximas ao restaurante da unidade principal dos Valduga. No início deste mês de junho, ele foi reconhecido como muito bom por especialistas que o degustaram num concurso no Canadá e lhe concederam Medalha de Prata.
Quem mandou me dizer foi a Lucinara Masiero, lá de Bento Gonçalves, confirmando que o Brasil vitivinícola conquistou, naquela ocasião, mais quatro premiações. O reconhecimento veio em forma de quatro medalhas, sendo uma de Ouro e três de Prata. A distinção foi conferida no Concurso Sélections Mondiales, realizado de 31 de maio a 6 de junho no Hotel Palace Royal, em Quebec, Canadá.
Um grupo de 72 degustadores de 20 diferentes nacionalidades avaliaram 1.600 amostras originárias de 37 países. Com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso é considerado um dos maiores do mundo.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Christian Bernardi, esteve representando o Brasil no evento, além de aproveitar a viagem para participar de uma Assembléia Geral Ordinária da UIOE. O enólogo destaca o fato de o Canadá ser um país de consumo relativamente elevado e com uma produção insuficiente para atender ao mercado. Assim sendo é um país onde se consome na sua grande maioria vinhos importados, sendo a França o principal fornecedor. “Justamente por este motivo o concurso Seleção Mundial de Vinho do Canadá tem grande importância para países que querem exportar para lá”, observa.
Além da Medalha de Prata para o Casa Valduga Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2007, outras de Prata foram outorgadas ao Garibaldi Espumante Moscatel, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, e ao Panizzon Chardonnay Brut 2010, da Sociedade de Bebidas Panizzon. Uma Medalha de Ouro foi arrebatada pelo Salton Desejo 2006, da Vinícola Salton, outro grande vinho, que bebi, dia 10 de junho, comemorando o meu aniversário.

Nenhum comentário: