quinta-feira, 16 de junho de 2011

Seleção e Cruzamentos de Ovinos de Corte

Encerrado curso de Seleção e Cruzamentos de Ovinos de Corte, no Mato Grosso do Sul, e o nível de aproveitamento dos participantes foi excelente. A opinião é do instrutor do curso, pesquisador Octavio Rossi de Morais – especialista em melhoramento genético animal da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral- CE) e da coordenação técnica do evento. Durante dois dias os alunos receberam informações de como os fatores genéticos influenciam na produção gerando rentabilidade. Segundo o instrutor, os participantes tinham uma boa noção do tema, o que facilitou o entendimento.
Uma das apresentações que despertou interesse do grupo foi sobre avaliação econômica e anotação zootécnica. "É necessário que o produtor faça o controle zootécnico e econômico", disse o professor que explicou aos alunos o que é, para que serve e como utilizar o recurso.
Durante o evento foram abordados os tipos de cruzamentos e exemplos utilizados não só no Brasil, além das vantagens, desvantagens e riscos. "Se o melhoramento for usado com base no valor econômico das características, o produtor terá resultado financeiro", observa.
Claudia Muniz Soares, especialista em nutrição de ovinos disse que o curso superou suas expectativas e aprendeu muito com o instrutor e outros profissionais presentes. "O aprendizado será utilizado no meu experimento", afirmou Claudia que trabalha com produção, seleção e melhoramento de ovinos.
Para o produtor Vladimir Pereira Farias a sua avaliação do curso não foi diferente. "O curso foi muito bom e as mudanças nas anotações zootécnicas na minha propriedade serão feitas imediatamente. Eu espero que a Embrapa realize outros cursos para nos mantermos atualizados", declara.
O curso de Seleção e Cruzamentos de Ovinos de Corte não atendeu todas as vagas solicitadas e uma segunda edição será realizada no segundo semestre deste ano, informou um dos coordenadores do curso, pesquisador José Alexandre Agiova Costa.
Eliana Cezar Silveira (DRT-15.410/SSP/SP)
Embrapa Gado de Corte (Campo Grande)
Contatos: (67) 3368-2142 - eliana@cnpgc.embrapa.br

Nenhum comentário: