domingo, 5 de junho de 2011

Embrapa promove dia de campo sobre iLPF em Querência-MT

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, promoveu, sexta-feira, dia 3, o sexto módulo da “Capacitação Continuada em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta” na Câmara Municipal de Querência, no Nordeste de Mato Grosso. No sábado, dia 4, será a vez do “8º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Produção de Safrinha e Meio Ambiente”, que será realizado na fazenda Certeza, também em Querência. A capacitação terá carga horária de 12 horas e é destinada aos agentes de assistência técnica e extensão rural da região de Querência que já vem participando dos outros módulos.
Neste sexto encontro foram discutidos temas como a fertilidade do solo no Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Pratylenchus spp. nos principais materiais de soja, milho, milheto e demais forrageiras de cobertura utilizadas na iLPF; Solução completa Pioneer no Sistema de iLPF; Manejo da fertilidade do solo e rotação de culturas para convivência com o nematóide das lesões radiculares (Pratylenchus spp.) em sistemas agrícolas no Cerrado; Adequação ambiental das propriedades rurais; Possíveis impactos legais do Novo Código Ambiental no município de Querência (MT); Importância da adição de Adjuvantes nas aplicações de Defensivos Agrícolas; e Brachiaria ruziziensis: conceitos e aplicabilidade na iLPF.
Entre os palestrantes, o pesquisador da Embrapa Soja, Julio Cezar Franchini, e os pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril Valéria Faleiro e Ingo Isernhagen. Também serão facilitadores no curso técnicos agronômicos e profissionais de empresas parceiras.
O “8º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Produção de Safrinha e Meio Ambiente” terá início às 7h30 de sábado, é aberto para todos os interessados e é destinado, sobretudo, a agricultores, pecuaristas, silvicultores, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais vinculados ao agronegócio.
Serão cinco estações onde os participantes poderão acompanhar palestras sobre a Condução do sistema iLPF com seringueira no ano agrícola; Recuperação de áreas de preservação permanente (APP): importância e recomendações; Impactos legais do Novo Código Ambiental no município de Querência; Resultados agro-econômicos do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no agrícola 2010-2011; Soja-safrinha no Vale do Xingu: principais desafios e primeiros resultados; Evolução da fertilidade do solo na integração Lavoura-Pecuária no Vale do Rio Xingu, entre outros temas.
Participarão do dia de campo palestrantes da Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Soja, Instituto Sócio Ambiental, Prefeitura Municipal de Querência, Fazenda Certeza e de empresas parceiras.
As inscrições para o dia de campo são gratuitas e poderão ser feitas no local.
Coordenados pelo pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Wruck, a capacitação continuada do sistema iLPF em Querência e o dia de campo são uma realização da Embrapa em parceria com a Fazenda Certeza e com a Plantagro. Ambos os eventos são parte integrante dos projetos “Transferência de Tecnologias para Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta” e “Transferência e Difusão de Tecnologias em Produção Integrada e Sistemas Agropecuários de Produção Sustentáveis e Conservacionistas em Microbacias Hidrográficas”.
Serviço
Sexto módulo da “Capacitação Continuada em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”
03/06/2010, a partir das 8h
Câmara Municipal de Querência-MT
Participação restrita aos técnicos que já fazem parte do projeto
8º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Produção de Safrinha e Meio Ambiente
Sábado, dia 4 de junho, a partir das 7h30
Fazenda Certeza, Querência-MT
Inscrições gratuitas e feitas no local
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agrossilvipastoril

Nenhum comentário: