segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vinhos finos em embalagem longa-vida

A inovação chegou para facilitar o consumo de vinho e caiuno gosto dos supermercadistas. O lançamento do vinho fino Onorabile em embalagem longa-vida na 27ª edição do Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados (Apas 2011) foi um dos grandes destaques do evento, realizado de 9 a 12 de maio em São Paulo. Seguindo a temática do evento ‘Inovação – Simplificando a vida do consumidor’, a Vinícola Wine Park mostrou que com criatividade é possível estreitar o relacionamento com o consumidor, simplificando o que aparentemente pode parecer complicado.
Esta é a proposta da Wine Park com o vinho Onorabile, primeiro vinho fino do Brasil em embalagem cartonada asséptica Tetra Pak. Sem vidro, sem rolha, sem cápsula, sem desperdício, mas elaborado com o conceito de qualidade dos vinhos finos e ecologicamente correto. São dois vinhos bi-varietais: o tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot) e o branco (Chardonnay e Riesling).
A novidade surpreendeu os varejistas e a expectativa da vinícola é de que a proposta entre para o cotidiano dos brasileiros, assim como acontece no Chile e Argentina, onde mais de 50% do total da produção de vinhos finos é envasada neste tipo de embalagem. Em descontraídas embalagens, o vinho é uma excelente opção para o consumo informal. Econômico, elegante e prático, surge como mais uma alternativa para facilitar o consumo do vinho brasileiro no país.
O desafio da empresa é quebrar o paradigma de que vinho fino só pode ser envasado em garrafas de vidro. “Depois que o produto é degustado a aceitação é automática, ainda mais com o excelente custo-benefício oferecido”, garante o gerente comercial Vlademir Grechi. O vinho chega aos pontos de venda com preço próximo de R$ 10,00.
Envasado em embalagem de um litro, o Onorabile tem 33% a mais de vinho que as garrafas tradicionais de 750ml, servindo até sete taças, o que representa uma melhor relação custo-benefício. A embalagem representa apenas 3% do peso do vinho. As embalagens cartonadas assépticas Tetra Pak utilizadas no envase são obtidas por um processo de laminação de camadas alternadas de polietileno, papel e alumínio. Assim, o resultado dispensa proteção da luminosidade e também se mostra prática e segura já que não quebra, mesmo em caso de queda, e também não produz bordas cortantes. Além disso, a não incorporação de oxigênio no envase impede a oxidação do vinho.

Nenhum comentário: