sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sucos com novas ‘seleções’ de uva: destaque da Embrapa na Fenavinho


Visitantes do Paraná provando os sucos de uva elaborados com seleções avançadas em desenvolvimento pela Embrapa Uva e Vinho.
Foto Anelise Sulzbach/Embrapa Uva e Vinho
.............
Tem sido um sucesso a degustação de sucos de uva elaborados com seleções avançadas em desenvolvimento pelo Programa de Melhoramento Genético de Uva, mantido pela Embrapa Uva e Vinho, no estande da instituição na Fenavinho Brasil 2011, que segue até domingo, 8, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Desde a abertura do evento, na noite de sexta-feira, 29 de abril, até o final de domingo, dia 1º de maio, foram preenchidas 320 fichas de avaliação dos dois sucos – 160 de cada um – elaborados com as novas seleções oferecidos pela Empresa ao público.
Os comentários a respeito dos produtos têm sido “muito animadores”, assinala uma das responsáveis pelo espaço da Empresa na Fenavinho, a relações públicas Anelise Sulzbach. “O público se diz bastante bem-impressionado com a qualidade dos sucos, destacando sua cor e sabor, sempre opinando que os produtos devem ir logo ao mercado”, anota. “Pessoal das próprias vinícolas expositoras no evento tem procurado o estande, porque quer conhecer o suco a respeito do qual ouviu comentar”, reforçam ela e o assistente Adriano Mazzarolo, empregado da Embrapa também responsável pela organização do espaço.
Ainda não há uma previsão de quando ocorrerá o lançamento destas seleções, pois elas ainda estão em testes, informa a pesquisadora Patrícia Ritschel, coordenadora do Programa de Melhoramento. As seleções, segue Patrícia, estão sendo avaliadas desde 1999. Por enquanto (até seu efetivo lançamento), são denominadas como ‘seleção 33’ e ‘seleção13’. O suco da seleção 13 foi elaborado em corte com a cultivar Isabel Precoce, lançada pela Embrapa em 2004. Nesta Fenavinho, é a primeira vez que estão sendo submetidas à apreciação do público – justamente para se colher impressões do consumidor em geral, a quem se solicita o preenchimento de breve formulário a respeito da qualidade dos produtos, que, naturalmente, passará por compilação e análise pela equipe do Programa de Melhoramento Genético.
Presenças – O estande da Embrapa Uva e Vinho na Fenavinho Brasil 2011 também tem recebido figuras notórias. O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, passou pelo espaço na noite de sexta-feira, 29 de abril, acompanhado pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Adão Villaverde (PT), pelo prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, e pelo presidente da Fenavinho, João Strapazzon. Tarso ganhou como mimo, no estande, maleta com os vinhos da série ‘Novas regiões’, elaborados pela Embrapa Uva e Vinho, com matéria-prima de novas áreas vitivinícolas – no caso, os Campos de Cima da Serra e a Campanha do RS. No sábado, 30 de abril, quem passou pelo espaço foi a senadora Ana Amélia (PP-RS), além das soberanas da Festa da Uva, de Caxias do Sul.
Em seu estande, a Embrapa Uva e Vinho está divulgando diversas tecnologias e inovações por ela desenvolvidas. Além dos sucos com novas seleções, são servidos sucos feitos com as uvas BRS Cora, BRS Carmem e BRS Violeta, todas lançadas pelo Programa de Melhoramento Genético de Uva. Ainda do Programa, são divulgadas as outras cultivares também desenvolvidas pelo Programa, para processamento ou mesa. Os projetos de desenvolvimento de Indicações Geográficas e de novas regiões vitivinícolas do Brasil são outras ações da Embrapa Uva e Vinho em evidência no estande.
A Fenavinho Brasil 2011 segue até domingo, dia 8, funcionando de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 20h. O evento, segundo seus organizadores, recebeu mais de 18 mil pessoas de sexta-feira a domingo, até as 18h. Mais informações sobre a Fenavinho em http://www.fenavinhobrasil.com.br.

Nenhum comentário: