quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo gaúcho aposta na internacionalização do setor vitivinícola

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, apoiou a participação de vinícolas brasileiras na 31ª London International Wine Fair (Feira Internacional de Vinhos de Londres), realizada na capital britânica de terça-feira, 17 de maio, até esta quinta-feira , dia 19. O apoio ao setor faz parte do programa de desenvolvimento econômico do governo Tarso Genro de, entre outras medidas, promover o fortalecimento dos setores tradicionais da economia gaúcha e de promover a internacionalização da indústria local.
Dez vinícolas participaram do estande coletivo de 90 metros quadrados, no centro do pavilhão principal do ExCel, à beira do rio Tâmisa, pelo programa de apoio da SDPI à participação em feiras, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil). O diretor do Departamento de Articulação Internacional da SDPI, Somchai Ansuj, acompanhou a missão empresarial. Aurora, Basso, Casa Valduga,Lidio Carraro, Miolo, Pizzato e Salton, mais a trading Suriana, com as vinícolas butique Cordilheira de Santana, Piagentini e Santo Emilio, formaram o time brasileiro no estande coletivo.
Desde 2009 empresários gaúchos contam com o apoio da Secretaria e, de acordo com diretores do Ibravin, a indústria tem se adaptado cada vez mais para oferecer produtos voltados ao gosto dos ingleses. O investimento já traz resultados positivos para as vinícolas
integrantes do projeto: as exportações para o Reino Unido tiveram um crescimento de 385% em 2010, alcançando US$ 354 mil, ante US$ 73 mil em 2009.

Nenhum comentário: