terça-feira, 3 de maio de 2011

Don Giovanni apresenta seus produtos na Fenavinho 2011

A Vinícola Don Giovanni, que teve safra de 2011 considerada uma das melhores nos últimos anos, estará participando até o próximo dia 08 de maio da Fenavinho Brasil 2011. A mostra, que ocorre no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), acontece em um momento extremamente positivo para o segmento no país, que tem produzido vinhos e espumantes de altíssima qualidade. E no que se refere às variedades precoces utilizadas à produção dos vinhos para espumantes, tais como Chardonnay e Pinnot Noir, a safra de 2011 foi considerada uma das melhores nos últimos anos.
Dentro deste cenário está a DG. A empresa é um complexo que reúne vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante. Está localizada em Pinto Bandeira, a 12 km do centro de Bento Gonçalves, pela rodovia VRS 805, em um dos pontos mais altos do município (720m). É cercada por montanhas onde prevalecem plantações e florestas nativas.
A família Giovannini e Dreher, proprietários da vinícola, são uma das poucas no Rio Grande do Sul, cuja quarta geração continua a produzir vinhos e espumantes, unindo tradição e qualidade.
Seus espumantes são considerados por publicações e profissionais especializados, entre os melhores do Brasil. Com uma produção média de 100 mil garrafas/ano, a Don Giovanni visa agregar valor aos seus produtos justamente pela pequena produção. “Nosso objetivo não é a comercialização em larga escala. Aqui preservamos essencialmente a alta qualidade que é nosso foco de trabalho, um diferencial eu diria”, revela Daniel Panizzi gerente comercial da Don Giovanni.
Terroir é uma palavra francesa que busca identificar a tênue linha na relação entre o clima, solo, exposição e manejo no favorecimento de uvas de qualidade destinadas à produção de vinhos. E por conseguir reunir todos estes fatores, a região de Pinto Bandeira vem sendo considerada um dos melhores terroirs do mundo para elaboração de grandes espumantes. “O diferencial é evidente. Nossos produtos são originados de uvas com uma maturação excelente, próprias para espumantes”, afirma Luciano Vian, enólogo da Don Giovanni e presidente da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho).
Os espumantes DG são produzidos pelo método champenoise, isto é, uma segunda fermentação dentro da própria garrafa. Outro fator é que a vinícola conta com o aval técnico da Embrapa, que realiza a indexação de amostras de mudas e garante a sanidade da fruta em relação a qualquer tipo de virose.
A vinícola emprega modernos processos e avançada tecnologia de vinificação. Toda a cultura da uva - do plantio à colheita - é acompanhada por técnicos.
A Don Giovanni possui equipamentos e instalações necessárias à fermentação e envelhecimento dos vinhos como tanques de aço inox, barricas de carvalho, adegas e caves subterrâneas climatizadas com controle de umidade, proporcionando acabamento perfeito.
As uvas são colhidas manualmente e conforme o vinho a que se destina, a fermentação se realiza em contato com as partes sólidas ou é separada da parte líquida, passando ou não por envelhecimentos em barris de carvalho europeu ou americano. As uvas brancas e as destinadas aos vinhos base para espumante, após a colheita, são armazenadas em câmeras para resfriamento (zero C°) antes de iniciar o processo de fermentação, com o desengace em prensa pneumática para os brancos e espumantes, fermentação em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada e leveduras selecionadas, específicas para cada variedade.
A Don Giovanni possui na sua pousada um restaurante com capacidade para 50 pessoas, atendendo a hóspedes e grupos (mediante a reservas). Grande parte do que é oferecido no cardápio como temperos, legumes e hortaliças são produzidos na propriedade.
Don Giovanni - VRS 805 - Linha Amadeu (28) - Km 12 Pinto Bandeira - Bento Gonçalves - RS / www.dongiovanni.com.br - Fones: + 55 (54) 3455.6293 e 3455.6294. Diariamente: 9:00 às 11:30 - 13:00 às 16:00 - Sábados, Domingos e Feriados: 9:00 às 16:00.

Nenhum comentário: