terça-feira, 19 de abril de 2011

Sala cheia no 1º curso do ano de degustação de vinhos da Vinícola Perini

A Vinícola Perini recebeu a primeira turma para o curso básico sobre vinho do ano, realizado na tarde de sábado (16). O auditório da empresa lotado é mais uma prova do crescente interesse pelo tema e pela metodologia da Perini, unindo conhecimentos teóricos sobre vinhos e espumantes com a observação da estrutura de uma vinícola.
Na primeira parte do curso, o enólogo Cleber Andrade se encarregou da introdução teórica do vinho, seu contexto no Brasil e no mundo, benefícios, variedades de videiras e os processos de elaboração de vinhos e espumantes.
Em seguida, os participantes do curso acompanharam o enólogo Ronaldo Witczak pelas instalações da Perini, onde ficaram admirados com a quantidade e o tamanho dos tanques de aço inoxidável, entre outras máquinas e equipamentos para armazenamento de vinhos, sucos e espumantes em fase de elaboração.
Após vislumbrarem as etapas de produção, chegou a hora de um dos momentos mais aguardados – a degustação. Os participantes puderam identificar seis tipos de vinhos.
Para celebrar e testar os conhecimentos adquiridos durante todo o dia, o encerramento do curso foi marcado por um jantar harmonizado com vinhos e espumantes da Vinícola Perini.
A Vinícola Perini completa 40 safras seguidas em 2011. Uma das cinco maiores vinícolas do Brasil em volume produzido, a Perini cresceu 23,5% em 2010 em relação a 2009, puxada pelas vendas de suco de uva, espumantes e, a novidade, os vinhos finos.
O maior destaque foi o suco de uva, que teve acréscimo de 40% no volume comercializado com as marcas Jota Pe e Perini. A comercialização de espumantes das marcas Perini e Casa Perini somaram 30% de aumento no ano passado. Nos vinhos o incremento foi de 20,7% com a linha de vinhos finos Jota Pe e de 11% com os vinhos Casa Perini. Para este ano, a meta é conquistar um crescimento global de 20%.
De caráter familiar, fundada em 1970, a Perini é conhecida no Brasil todo por produzir a consagrada marca Jota Pe. A marca Casa Perini foi lançada em 1996 com o objetivo de ser uma linha exclusiva de vinhos e espumantes de alta qualidade elaborados com uvas viníferas de produção própria.
Um dos diferenciais da Perini é ser a primeira vinícola do Brasil a ter seus produtos 100% rastreados. Os produtos (sucos, vinhos, espumantes e frisantes) das marcas Jota Pe, Perini e Casa Perini são elaborados a partir de uvas de videiras européias certificadas conduzidas em espaldeiras Y. A tradição familiar ainda leva ao mercado a “Pretinha”, um licor a base de grappa com um composto de frutas da região produzido artesanalmente.

Nenhum comentário: