segunda-feira, 25 de abril de 2011

A participação francesa será expressiva


França, o mapa das regiões vinícolas
Reprodução Ubifrance/JN
............













A Ubifrance Brasil participará da ExpoVinis 2011, trazendo 64 empresas francesas de pequeno a grande porte, provenientes de todas as regiões vitivinícolas francesas: Alsácia, Bordeaux, Bourgogne, Champagne, Córsega, Languedoc-Roussillon, Loire, Provence, Rhône, interessadas na busca de parceiros e no crescimento de sua distribuição. Com cerca de 45 milhões de hectolitros produzidos em 2010, a França conquistou a posição de líder mundial na produção de vinhos. O aumento do consumo doméstico no Brasil fez com que os brasileiros se interessassem cada vez mais pelo mundo dos vinhos europeus, entre eles, os franceses que cresceram bastante nos últimos anos neste país.
Neste ano destacamos a presença do Exmo Sr. Pierre Lellouche, Ministro francês do Comércio Exterior, que estará conduzindo a delegação das 64 vinícolas francesas. Além disso, fará o lançamento da campanha So French, So Good ligada a recente classificação no patrimônio mundial da humanidade (UNESCO), da ‘refeição a francesa’. (http://www.sofrenchsogood.com)
Em 2011 essa campanha será realizada em 12 países, incluindo o Brasil, e responsáveis por 66% das exportações francesas de produtos agrícolas industrializados. A campanha conta com várias formas de comunicação: filmes com jovens chefes de cozinha de diferentes países, um portal Web da gastronomia francesa, um festival mundial da gastronomia francesa em torno da comemoração de 14 de Julho, presença nos principais salões internacionais e também em locais de grande frequentação pública.
Entre os participantes destacam-se:
DIVIN France: seus vinhos apresentam 15 referências de denominação de origem: Bordeaux Graves, Côtes de Bourg, Côtes de Blaye, Listrac Médoc et Côtes de Duras, Sauternes e Saint Emilion Grand cru.
DOMAINE DE FUSSIACUS: a empresa já trabalha com exportação em vários lugares do mundo e agora procura um agente ou importador - distribuidor na América Latina. Tem 85% de sua produção destinada à exportação.
DOMAINE GILLE: com representante no Rio de Janeiro, a empresa busca um novo importador em São Paulo. Tem uma produção de 500 hls e 30% dela é destinada à exportação.
DOMAINE HENRI DE VILLAMONT: com 57% de sua produção voltada para exportação, teve sua primeira exportação para o Brasil em 2010: 1680 garrafas 750ml em 2010.
DOMAINE LAURENT MABILEAU / Dne de la FERRANDIERE: 30% de sua produção é destinada à exportação. Sua produção anual é de 1.500 hls e a empresa já possui representante no Brasil.
DOMAINE LOUIS MOREAU: com 85% de sua produção destinada à exportação, a empresa, que tem a sexta geração no comando, já possuiu representante no Brasil.
DOMAINE DE MONTGILET: com idades entre 10 e 90 anos, as vinhas do DOMAINE MONTGILET apresentam uma produção anual de 3.000 hls.
DOMAINES ET SAVEURS COLLECTION: a empresa, que tem 87% de sua produção volktada para exportação, já tem representante no Rio de Janeiro e está em busca de novas parcerias com atacadistas para diferentes propriedades.
FAWINES: especialista de vinhos franceses AOC, a empresa propõe uma gama de vinhos de denominação de origem controlada. Com representante em São Paulo, a FAWINES busca distribuidores, lojas especializadas e supermercados.
LE GREEN TEAM: quatro produtores de vinhos orgânicos de Languedoc se uniram para exportar para o Brasil. Eles propõem uma seleção de vinhos orgânicos, super premium, tinto e branco, provenientes de Pic Saint Loup, Pézenas, Terrasses du Larzac e Corbières.
PARIGOT & RICHARD: no início do século passado, Emile Parigot decidiu estabelecer-se como produtora de vinhos espumantes. A empresa tem 75% de sua produção voltada para exportação. Tem interesse em estabelecer parcerias com atacadistas e lojas especializadas.
PAUL MAS: um dos principais atores da indústria vitivinícola do sul da França, a empresa apresenta 97% de sua produção para exportação e já possui um representante no Brasil. Pretende estabelecer parcerias com on/off trade.
SALIN: um dos principais operadores mundiais de vinhos da região de Bordeaux. A empresa gera um faturamento médio anual de 50 milhões de euros (40% em exportações). É reconhecida mundialmente como um dos maiores especialistas na distribuição de vinhos da região de Bordeaux.
SICA UVAL - LES VIGNERONS CORSICANS: o Grupo UVAL possui aproximadamente cinquenta viticultores e seus vinhos monovarietais fizeram seu renome. Possui representante no Brasil e está em busca de atacadistas para parecerias.
A seguir, um breve perfil das outras empresas presentes no Pavilhão França da EXPOVINIS 2011:
ACCENTS & TERROIRS: escritório de exportação e compartilhado por diferentes viticultores. Tem 50% de sua parcela destinada à exportação.
BONFILS: possui hoje a maior propriedade privada da região com 15 empresas: 13 em Languedoc e 2 em Bordeaux. A BONFILS também adquiriu a empresa de negócios de vinhos finos, chamada Maurel Vedeau e os vinhos James Herrick do grupo Foster; permitindo que a companhia se tornasse um grupo internacional.
BORDEAUX WINE ASSOCIATED: a associação visa, a longo prazo constituir uma parceria estável e privilegiada com os importadores e distribuidores, propondo vinhos com uma abordagem tradicional e também moderna.
CAVES DE RAUZAN: cooperativa fundada em 1933 e, em 2008, fusionou-se com a Cave Coopérative de Grangeneuve. O novo grupo representa 3.000 hectares de vinhas localizadas no coração de Bordeaux e inclui 300 viticultores que produzem por ano aproximadamente 160 000 hls de vinhos AOC.
CHAMPAGNE FEVRIER: apresenta diversos produtos como: Cuvée Brut Sélection: Vinho de três anos, 90% Pinot Noir e 10% Chardonnay - este vinho existe em demi-sec e em meia-garrafa; Cuvée entre outros.
CHÂTEAU D’ORSCHWIHR: adotou vários princípios com o propósito de estabelecer um sistema de cultura sustentável e de baixo impacto ambiental (principalmente no que diz respeito às emissões de carbono).
CHÂTEAU BERTHENON: antigo vinhedo que consta no guia de vinhos Guide Féret de 1868 como “1er Cru” e “Cru Bourgeois”. Produz unicamente vinhos AOC de Bordeaux: tintos, brancos, rosés e espumantes, além de uma gama de produtos personalizados.
CHÂTEAU DE BÉRU: já realizou inúmeras prospecções qualitativas: conversão em agricultura orgânica, expressão do terroirs nos vinhos. Com 70% de sua produção destinada à exportação, possui presença no Brasil através de site internet de produtos franceses sofisticados para particulares: CHEZ France.
CHÂTEAU DE L’HERS: a propriedade familiar conta com oito castas tintas e cinco brancas que formam a chamada Sinfonia das 13 castas, típica da denominação de origem Châteauneuf du Pape.
CHÂTEAU DE L’OISELINIÈRE: primeira propriedade plantada em castas Muscadet. Com 95% de sua produção destinada a exportação, este produtor procura um parceiro comercial no Brasil.
CHÂTEAU DE VILLARS FONTAINE: venda de vinhos maduros de 10 a 15 anos de idade. Para financiar seus estoques, a CHÂTEAU criou em 1995 o primeiro “Club de Vignerons de Coeur” que se consolidou como sucesso junto aos amadores informados e conhecedores desse tipo de vinho.
CHÂTEAU HAUT MEYREAU: possui uma gama composta por 10 vinhos: 1 branco, 1 rosé e 8 tintos: 1er Bourgeon; cuvée Génération ; cuvée Tradition; cuvée Légende d’Automne; entre outros.
PROVENCE CLUB BRASIL: criada em 2006, a associação é formada por 8 vinícolas. Participa da Expovinis pela sexta vez consecutiva vencendo o prêmio TOP TEN na categoria rosado e obtendo o reconhecimento dos profissionais apresentando seus inimitáveis rosés ao público brasileiro: cor clara, secos e frutados.
CHEVAL QUANCARD: possui cuverie inox de 1,5 milhão de litros, laboratório de enologia integrado, linhas de envase permitindo tratar 100 000 garrafas/dia, serviço de qualidade supervisionando as operações e acompanhamento dos produtos.
COGNAC BACHE: o produtor de Cognac acolhe em seu stand colegas viticultores de Champagne, St Emilion, Médoc, Côtes du Rhône, Châteauneuf du Pape e Pays d’Oc. Tem 97% de sua produção destinada à exportação.
COLLECTION ALAIN CORCIA: oferece uma lista de rótulos de diversos produtores com opção de safras e preços diferenciados, além de um único ponto de coleta de produtos. Tem seu foco voltado às exportações - 98% são destinados aos Estados Unidos, Norte da Europa e Sudeste da Ásia e procura agora um parceiro para operar no mercado brasileiro.
CONFRÉRIE DES DOMAINES: atualmente seus vinhos e destilados são distribuídos em mais de 50 países no mundo afora. Com 70% de sua produção destinada à exportação, a empresa procura importadores e distribuidores / on & off trade.
DOMAINE TROUILLET: importadora e atacadista composta por viticultores há várias gerações. O trabalho da vinha é feito dentro da tradição e do respeito dos solos e do meio-ambiente.
DOMAINE AF GROS & FRANÇOIS PARENT: criada em 1988, acabou de ser completamente restaurada para estar adaptada às normas alimentares europeias. Com 80% de sua produção destinada à exportação, a empresa procura um distribuidor.
DOMAINE BLANCHARD: criada em 1992, a propriedade cultiva suas vinhas com uma preocupação de preservar a qualidade do patrimônio vinícola utilizando o mínimo necessário de produtos fitossanitários a fim de obter a melhor expressão dos terroirs.
DOMAINE D’ARDHUY: com uma propriedade que se estende por 40 hectares de Puligny-Montrachet à Gevrey Chambertin, a DOMAINE D’ARDHUY tem uma produção anual de 120.000 garrafas e 50% de sua produção destinada para exportação.
DOMAINE DE FLINES: a comercialização é feita metade na França e a outra metade à exportação. Com 50% de sua produção destinada à exportação, este produtor procura um atacadista ou distribuidor.
DOMAINE DE SAINT JUST: com 40% de sua produção voltada para exportação, a empresa busca um importador no Brasil. Seus produtos já podem ser encontrados no Duty Free, do Brasil
DOMAINE DES HERBAUGES: na adega, a tecnologia é combinada com métodos ancestrais, produzindo vinhos que são exportados para diversos países. Pretende realizar parcerias na área atacadista e varejista. 90% de sua produção são destinadas à exportação.
DOMAINE FL: o produtor traz alguns produtos de destaque como Savennieres, Anjou blanc, Anjou rouge, Coteaux du ayon, Quarts de chaume.
DOMAINE HENRI POIRON: desenvolveu a propriedade e especialmente as exportações que representam hoje 35% do faturamento. A empresa propõe diferentes Muscadets Sèvre e Maine sur Lie, des Vins de Pays, mas também de Méthode Traditionnelle.
DOMAINE PARENT: a propriedade fundada em 1803 apresenta vinhedos em cultura orgânica e biodinâmica (em fase de conversão). 85% de sua produção são voltadas para exportação e está em busca de importadores no Brasil.
DOMAINE PIERRE CHAUVIN: produz uma gama de vinhos de denominação de origem controlada. Oferece vinhos brancos secos e de sobremesa, além de vinhos rosés e tintos e está em busca de lojas especializadas, atacadistas, cafés, hotéis e restaurantes.
DOMAINE ROGER BELLAND: elaboração de vinhos frutados, redondos e complexos. Está em busca de importadores, distribuidores no Brasil.
DOMAINES BARSALOU: a família BARSALOU é produtora de vinho e está instalada desde o século XVIII em Languedoc. A empresa pretende estabelecer parcerias com atacadistas.
GUILBAUD FRERES FAMILY ESTATES: desde 1927, a empresa é produtora de vinhos nas regiões de Muscadet Sèvre e Maine sur Lie, bem como negociante de vinhos na região do Loire. Pretende estabelecer parcerias com importador/distribuidor (cafés, hotéis, restaurantes e grande distribuição).
HERVÉ AZO: os vinhos são exclusivamente fa bricados em cuvas de inox a fim de conservar o melhor frescor e a mineralidade que oferece as uvas Chardonnay de Chablis. A empresa busca parcerias para grande distribuição.
J-P GIRARDEAU: especializada em vinhos da região do Loire a empresa também os distribui na França em redes tradicionais (lojas especializadas, restaurantes, particulares) e no exterior, onde seu principal mercado hoje em dia é a China. A empresa tem interesse em estabelecer parcerias com importadores.
LABOURÉ ROI: a filosofia de LABOURE ROI é de conferir aos seus vinhos a expressão de seu terroir. Com 80% da produção voltada para exportação, a empresa procura por importador atacadista.
LAURENT MIQUEL: oferece uma gama de produtos: AOC Saint Chinian, AOC Faugères, AOC Corbières, IGP Pays d’Oc, Vinhos Orgânicos. A empresa faz uma seleção de vinhos, principalmente a partir de cepas Rhone Syrah e Viognier, para responder às expectativas atuais de muitos consumidores internacionais (e varejistas) - valor com um forte acento local.
LAURENT MIQUEL: oferece uma gama de produtos: AOC Saint Chinian, AOC Faugères, AOC Corbières, IGP Pays d’Oc, Vinhos Orgânicos. A empresa faz uma seleção de vinhos, principalmente a partir de cepas Rhone Syrah e Viognier, para responder às expectativas atuais de muitos consumidores internacionais (e varejistas) - valor com um forte acento local.
LES VIGNOBLES FONCALIEU: seus vinhedos são compostos de uma grande variedade de terroirs implantados em uma área em frente ao mar Mediterrâneo. Combinação do savoir-faire francês com as modernas técnicas de vinificação difundidas ao redor do mundo.
LES VINS SKALLI: desde 1920, SKALLI vem provando sua competência de vinificação em todas as regiões produtores no Sul da França e Napa Valley. De
seus vinhedos em Languedoc Roussillon, Corsica, Rhone Valley e Napa Valley, SKALLI oferece o melhor de cada terroir e foi recompensada em 2009 - International Wine Challenge Red Winemaker.
MAISON TRENEL FILS: criada por Claude-Henri Trenel em 1928. Graças a André Trenel, seu filho, a empresa tornou-se referência em todas as boas mesas do mundo. Gama de produtos: Maconnais Beaujolais Liqueurs de Fruits. Com 50% de sua produção voltada para exportação, a empresa pretende realizar parcerias com importadores.
MOZE BERTHON WINES: Mickael MOZE BERTHON é a sétima geração de viticultor. A empresa possui uma produção anual de 700 hls além dos vinhos comercializados. Tem interesse em parcerias com importadores e distribuidores.
NICOLAS POTEL: os vinhos Villages, Premiers Crus e Grands Crus são reconhecidos pela capacidade de oferecer a pureza do fruto e o respeito das denominações de origem e terroirs. A empresa possui presença no Brasil através de um importador e pretende realizar novas parcerias com importador atacadistas.
OENOPHILIA: representa pequenos produtores de vinhos de diferentes regiões da França. Alguns deles são biodinâmicos, orgânicos e outros praticam o cultivo sustentável. Tem interesse em contatar importadores, distribuidores e atacadistas para futuras parcerias.
PIERRE BOURÉE FILS: empresa proprietária de vinhedos e produtora de grandes vinhos implantada em Gevrey-Chambertin desde 1864. É especializada nas denominações de origem da Côte d ‘Or, oferecendo uma seleção de vinhos da Côte de Nuits e da Côte de Beaune.
PRIEURÉ SAINT-CÔME: vinhedo de Prieuré Saint-Cosme produz vinhos finos, tipados e autênticos. A condução do vinhedo é feita com um respeito ao meio-ambiente e está inscrito em uma conversão progressiva em orgânica. Tem interesse em estabelecer parcerias com cafés, hotéis e restaurantes - On Trade Produtos sofisticados.
TUTIAC: cooperativa certificada ISSO, que conta com om 550 produtores, 4 000 hectares em AOC e produz anualmente 220.000 hectolitros de vinho. Pretende estabelecer parcerias com importadores.
VIGNERONS CATALANS: primeiro operador do segmento vinho de Pyrénées-Orientales, a empresa oferece uma gama de vinhos completa e variada além de comercializar mais de 40 milhões de garrafas. Está presente em 35 países e está em busca de importadores, atacadistas e supermercados.
VIGNOBLE MALIDAIN: a empresa explora 46 hectares de vinhas com 9 castas diferentes (Chardonnay, Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Grolleau, Gamay, entre outras) e tem interesse em parcerias com atacadistas e importadores.
VIGNOBLES LORGERIL: a empresa é a maior propriedade privada de vinhos AOC em Languedoc Roussillon. Os vinhos são elaborados pelo famoso Patrick Leon, enólogo do barão Philippe de Rothschild. São exportados para 30 países e distribuídos por On trade e Off trade. Pretende estabelecer parcerias com importadores e distribuidores.
VIGNOBLES SARRAIL: com 90% de sua produção voltada para exportação a empresa tem interesse em realizar diversas parcerias.
VIGNERONS d’AGHIONE / KIWICRU: a empresa oferece vinhos da Córsega e bebidas naturais de frutas. Apesar de já ter um representante em São Paulo, a empresa pretende estabelecer novas parcerias e expandir seus contatos.
VINS ET TERROIRS EXPORT: uma das empresas desta cooperativa, a GRAVILLAS foi criada em 1965, em Sablet, no coração da Vallée du Rhône Sul. Já a empresa VINS ET CEPAGES DE LA MEDITERRANEE produz exclusivamente “Vins de Pays d’Oc” e “Vins de Pays de L’hérault”. Presente no Brasil há 3 anos, a empresa também está presente na Bélgica, Holanda, Alemanha, Estônia, República Tcheca, Suécia, Noruega, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, China e Hong Kong.
WINE PARTNERS: escritório compartilhado de exportação responsável por todo o processo de exportação para diferentes estabelecimentos franceses. Exporta para mais de 30 países com uma faixa de preço entre 1,50 € e 50 €. Pretende realizar parcerias com importadores.
A Ubifrance é uma agência governamental que tem por objetivo promover o desenvolvimento internacional das empresas francesas. Através dos nossos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro promovemos o fomento de parcerias e negócios entre empresas e instituições francesas e brasileiras.

Nenhum comentário: