terça-feira, 19 de abril de 2011

No sul, o assunto é Fenavinho, em Bento Gonçalves

Aqui no sul, o assunto é Fenavinho. Estão abertas as inscrições para o ‘Quality Wine’ na Fenavinho, workshop organizado pelo Ibravin que debaterá o tema ‘Sustentabilidade e seus impactos no setor vitivinícola brasileiro’.
O Workshop Quality Wine, organizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio integrando a programação da Fenavinho Brasil 2011, traz como tema ‘Sustentabilidade e seus impactos no setor vitivinícola brasileiro’. As vinícolas interessadas em participar podem se inscrever a partir de hoje. As vagas são limitadas.
No primeiro dia a programação estará focada na sustentabilidade. O tema será abordado, inicialmente, pelo Sebrae Nacional. A experiência da África do Sul, que com seu sistema de produção integrada de vinhos (IPW) é considerado como o que há de melhor em termos de sustentabilidade em vitivinicultura, será um dos pontos altos do workshop. O case será apresentado por Daniël Schietekat, gerente do IPW. ‘Agricultura e Meio Ambiente’ e ‘Legislação e normativas de produtos sustentáveis e orgânicos’ complementam a pauta do dia.
Na quarta-feira (04) a agenda transita pelo tema ‘Orgânicos e biodinâmicos, produção e mercado’. O presidente da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Alexandre Harkaly, falará sobre ‘A produção e certificação dos produtos biodinâmicos’. Na sequência será a vez de Ricardo Edson Fritsch, diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comércio e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado do RS, apresentar dados sobre ‘Produção nacional de vinhos orgânicos’.
Vinícolas brasileiras integram a programação falando de suas experiências com novas tecnologias sustentáveis. Já a demanda de produtos sustentáveis no mercado nacional será assunto para Vinicios Meneguzzi Malfatti, coordenador do Instituto Walmart no estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Após a Mesa Redonda ‘Conclusões e Perspectivas para o Vinho Brasileiro’, será realizada uma sessão de degustação de vinhos orgânicos no dia 4, às 19h, encerrando o evento.
As vinícolas que participam dos projetos do Ibravin (Wines of Brasil, Vinhos do Brasil e Suco de Uva) têm assegurado a gratuidade para o primeiro participante. O segundo paga a metade. Para as demais o valor é de R$ 120,00 para os dois dias. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail Edgar@winesofbrasil.com. Estão sendo disponibilizadas 200 vagas.

PROGRAMAÇÃO

03 de maio (terça-feira)
‘Uma visão geral de sustentabilidade no mundo vitivinícola atual’
- A Sustentabilidade, uma visão geral. O que é sustentabilidade? Qual o conceito de um produto sustentável? Quais as vantagens e dificuldades encontradas pelas empresas para adotarem a produção sustentável?
Palestrante: Maísa Feitosa, Sebrae Nacional
- Sustentabilidade no mundo vitivinícola. Como a África do Sul implementou e controla a sustentabilidade no setor vitivinícola do país através do IPW (sistema de produção integrada de vinhos)?
Palestrante: Daniël Schietekat, Daniel é graduado em Viticultura e enologia pela Elsenburg Agricultural College e expandiu seus estudos na Cape Peninsula University of Technology na Cidade do Cabo, África do Sul. Com mais de 13 anos de experiência na indústria de uvas e vinhos sul africanos, ele é atualmente o gerente do sistema de produção integrada de vinhos da África do Sul (IPW). O sistema IPW foca na sustentabilidade do meio ambiente do setor vitícola sul africano e agora combinado com o sistema “Wines of origin” é considerado como o que há de melhor em termos de sustentabilidade em vitivinicultura.
- Agricultura e Meio Ambiente
Palestrante - Luciano Gebler, Embrapa
- Legislação e normativas de produtos sustentáveis e orgânicos. O que é um produto orgânico de acordo com a legislação brasileira? Existe um selo de sustentabilidade no Brasil? O que é analisado pelas entidades certificadoras?
Palestrante: Rogério Pereira Dias, Coordenador de Agroecologia do Coagre
04 de maio (quarta-feira)
‘Orgânicos e biodinâmicos, produção e mercado’
- A produção e certificação dos produtos Biodinâmicos. O que é um produto Biodinâmico? Quais os padrões e normas utilizadas para que um produto seja considerado biodinâmico de acordo com a IBD?
Palestrante: Alexandre Harkaly, Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) com ênfase em solos, é diretor executivo do IBD (Instituto Biodinâmico) além de presidente da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.
- Produção nacional de vinhos orgânicos. É possível produzir vinhos orgânicos de qualidade no país? Quais as dificuldades encontradas pelos produtores? Como superá-las?
Palestrantes: Ricardo Edson Fritsch. Ricardo é técnico graduado pela Bertha-von-Suttner-Schule em Ettlingen – Karlsruhe, Alemanha com ênfase vitivinicultura. Aprimorou seus conhecimentos em curso de formação de Cooperativas pela Württembergische Genossenschafts- Akademie em Hohenheim, Stutgart.
Atualmente é diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comércio e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado do RS e produtor dos vinhos orgânicos HEX VON WEIN.
Novas tecnologias sustentáveis, TPC (Thermal Pest Control). Como funciona a tecnologia TPC? Quais as vantagens de adotá-la? Quais os resultados obtidos pelos produtores?
Palestrantes: Produtores nacionais que utilizam TPC – Cave Geisse, Lídio Carraro.
- A demanda de produtos sustentáveis no mercado nacional. Como o consumidor brasileiro tem visto as iniciativas verdes de diferentes segmentos? O mercado nacional está preparado para pagar mais por um produto eco-friendly?
Palestrante: Vinicios Meneguzzi Malfatti, Formando em Psicopedagogia – Institucional e Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela mesma universidade, atualmente cursa a Faculdade de Economia pela Puc-RS .No Walmart Brasil, responde pela função de coordenador do Instituto Walmart no estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Tem experiência em direção de escolas e no programa reconstrução de Angola no pós-guerra, em parceria com a Cruz Roja Espanhola e World Food Programme. Faz parte do programa de inovação para empresas na Encubadas da RAIAR da PUCRS em parceria com o FINEP.
- Tendências e práticas mundiais de sustentabilidade e percepção dos consumidores. Qual o posicionamento do consumidor frente aos produtos de origem orgânica e biodinâmica? Quais as novas tendências de embalagem e logística adotadas mundialmente?
Palestrante: A definir.
- Mesa Redonda: Conclusões e Perspectivas para o Vinho Brasileiro
- 19h - Degustação de vinhos orgânicos

Nenhum comentário: